04 de dezembro de 2025
INVESTIGAÇÃO POLICIAL

Polícia Civil indicia três funcionários da Equatorial Goiás por morte de adolescente em Goiânia

Controlador e dois chefes da distribuidora responderão por negligência após descarga elétrica matar e ferir adolescentes no Centro da capital
Câmeras flagraram quando adolescente e jovem foram atingidos por descarga - Fotomontagem reprodução TV Anhanguera
Câmeras flagraram quando adolescente e jovem foram atingidos por descarga - Fotomontagem reprodução TV Anhanguera

A Polícia Civil decidiu indiciar três funcionários da Equatorial Goiás no inquérito que investiga a morte da adolescente  Náthaly Rodrigues do Nascimento e lesão corporal no jovem Will Robson Júnior. Eles foram vítimas de descarga de um cabo rompido e energizado no Centro de Goiânia, em 23 de setembro último. A empresa diz que desconhece relatório conclusivo sobre o caso.

Foram indiciados o controlador do Centro de Operações da Equatorial que trabalhava no dia e dois chefes, sendo um líder de operações e o gerente de operações desse controlador. 

Negligência e imprudência

A Polícia alega que os laudos levam à conclusão de que houve negligência e imprudência no religamento automático do sistema e outras falhas, como a falta de um dispositivo para afastar os fios energizados. As conclusões estão ligadas ao fato de estar havendo uma chuva muito forte com rajadas de vento no dia e ter havido o rompimento de um cabo, religado automaticamente por um dispositivo. A investigação apontou que dispositivo religava e desligava diversas vezes na hora, mas os sistemas de controle permitiriam o monitoramento desse tipo de situação e o acionamento manual do fornecimento.  

No entendimento da Polícia Civil, os funcionários são treinados para, nessas situações, enviar uma equipe ao local para verificar o que está ocorrendo, mas isso não foi feito. O dispositivo religou o fornecimento de eletricidade para o cabo rompido às 17h02 e, às 17h15, os dois adolescentes passaram pelo local, sendo atingidos pela descarga. Nathaly pisou e depois caiu sobre o cabo energizado e morreu no local. Will só escapou porque se arrastou de joelhos, mas ficou com ferimentos pelo corpo pela descarga recebida.

O indiciamento dos três é por homicídio culposo e lesão corporal culposa.

Equatorial diz que não consta relatório

Em nota ao Diário de Goiás, a Equatorial disse que não consta relatório conclusivo sobre o que aconteceu no bojo do inquérito. A empresa ainda acrescenta que não informada “em nenhum momento”, sobre falha ou defeito na rede da região onde houve o acidente, na rua 20, no Centro da capital. Confira a íntegra da nota abaixo!

Nota

“A Equatorial Goiás esclarece que, até o presente momento, não consta nos autos do inquérito policial qualquer relatório conclusivo sobre o caso. A companhia acompanhará o andamento das investigações pelas vias oficiais e, tão logo tenha acesso formal às conclusões, adotará as medidas cabíveis.

A distribuidora ressalta que, em nenhum momento, as informações fornecidas às autoridades mencionam falha ou defeito na rede de energia elétrica da região. Ressalta-se que a infraestrutura do sistema encontrava-se regular e que as manobras operacionais realizadas no dia do ocorrido seguiram rigorosamente os protocolos técnicos aplicáveis ao setor elétrico e o laudo da polícia científica conclui que o evento está relacionado a fatores externos ao fato, corroborando as informações já apresentadas pela empresa às autoridades.”

Assessoria de Imprensa da Equatorial Goiás


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Goiânia