05 de dezembro de 2025
Investigação • atualizado em 01/10/2025 às 11:18

Polícia Civil deflagra operação contra degradação ambiental em córrego de Aparecida de Goiânia

A ação tem como foco a investigação de crimes ambientais na nascente do córrego, onde foi identificado um possível aterramento irregular
Operação da Polícia Civil visa coibir degradação ambiental e identificar responsáveis por aterramento em nascente de Aparecida de Goiânia. Foto: PCGO.
Operação da Polícia Civil visa coibir degradação ambiental e identificar responsáveis por aterramento em nascente de Aparecida de Goiânia. Foto: PCGO.

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente (Dema), deflagrou nesta terça-feira (30) a Operação “Salve a Bacia do Córrego Santo Antônio”, em Aparecida de Goiânia. A ação tem como foco a investigação de crimes ambientais na nascente do córrego, onde foi identificado um possível aterramento irregular.

De acordo com a corporação, equipes da Dema estiveram pessoalmente na região para apurar denúncias, identificar e qualificar os responsáveis pela intervenção que estaria comprometendo a nascente. A operação também busca verificar se outros trechos da Área de Preservação Permanente (APP) do córrego Santo Antônio estão sendo degradados por ações humanas.

O delegado responsável pelo caso destacou que a preservação da nascente é fundamental para garantir o equilíbrio ambiental e a manutenção do recurso hídrico. “Nosso trabalho é coibir qualquer tipo de crime que ameace esse patrimônio natural. O aterramento de nascentes compromete todo o ecossistema e gera impactos irreversíveis”, afirmou.

A Polícia Civil informou ainda que, além da ação realizada nesta terça-feira, outras diligências serão conduzidas ao longo da semana, com o objetivo de mapear a extensão dos danos e responsabilizar criminalmente os autores das intervenções ilegais. Caso sejam confirmados os crimes ambientais, os envolvidos poderão responder por infrações previstas na legislação ambiental, que incluem multas e até detenção.


Leia mais sobre: / / / Aparecida de Goiânia / Cidades / Notícias do Estado