05 de dezembro de 2025
Investigação

Polícia Civil de Goiás cumpre mandados em operação contra golpe do “novo número”

A ação cumpre 47 medidas cautelares em 13 cidades distribuídas por sete estados: Goiás, Distrito Federal, Maranhão, Santa Catarina, Mato Grosso, Pará e Tocantins
Polícia cumpre 23 mandados de busca e apreensão domiciliar, 23 mandados de prisão temporária e o bloqueio judicial. Foto: PCGO.
Polícia cumpre 23 mandados de busca e apreensão domiciliar, 23 mandados de prisão temporária e o bloqueio judicial. Foto: PCGO.

A Polícia Civil de Goiás deflagrou, nesta quinta-feira (14), a Operação Mirum III, que mira um grupo criminoso especializado no golpe do “novo número”, esquema em que estelionatários se passam por familiares das vítimas para pedir transferências de dinheiro via aplicativos de mensagens.

Coordenada pelo Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Gref) da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), a ação cumpre 47 medidas cautelares em 13 cidades distribuídas por sete estados: Goiás, Distrito Federal, Maranhão, Santa Catarina, Mato Grosso, Pará e Tocantins. Entre elas, estão 23 mandados de busca e apreensão domiciliar, 23 mandados de prisão temporária e o bloqueio judicial de aproximadamente R$ 120 mil em bens dos investigados.

Segundo a corporação, os suspeitos responderão por associação criminosa (art. 288 do Código Penal), estelionato qualificado pela fraude eletrônica (art. 171, §2º-A) e lavagem de capitais (art. 1º da Lei 9.613/98).

O nome da operação, “Mirum III” do latim mirum pecuniam (“dinheiro maravilhoso”), faz referência à forma como os criminosos tratavam os lucros obtidos com o esquema fraudulento.


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Notícias do Estado