O produtor Harvey Weinstein, fulminado por acusações de assédio sexual e estupro contra dezenas de mulheres, pode ser preso a qualquer momento, segundo informou o chefe de investigadores da polícia de Nova York nesta quarta (7).
Segundo ele, para efetuar a prisão só é necessário que o promotor-chefe de Manhattan o autorize. O site Daily Beast informa que a polícia “está pronta” para prendê-lo.
Procurado, o promotor-chefe não se manifestou a respeito do assunto.
O jornal britânico The Guardian informa que a polícia nova-iorquina investiga acusações de estupro supostamente cometido por Weinstein contra uma série de mulheres, incluindo a atriz Paz de la Huerta, da série “Boardwalk Empire”, que afirmou ter sido abusada duas vezes pelo produtor.
A polícia de Los Angeles também conduz suas investigações contra o outrora poderoso magnata do cinema. A base são os relatos de cinco supostas vítimas. Os advogados de Weinstein negam que ele tenha praticado sexo não consensual com qualquer pessoa e que ele irá se defender dessas queixas em qualquer “forum legal quando necessário”.
As acusações contra Weinstein vieram à tona em outubro do ano passado, após a publicação de uma série de reportagens do jornal The New York Times e da revista The New Yorker, dando conta de que dezenas de mulheres, entre atrizes e modelos conhecidas, foram vítimas de abuso sexual por parte dele.
A queda de Weinstein precipitou que outros nomes outrora poderosos na indústria, como Kevin Spacey e Louis C.K., também viessem à tona. A onda de acusações também propiciou o surgimento de movimentos feministas como o #MeToo e o “Time’s Up”, que pregam, respectivamente, contra os abusos e a favor de mais representatividade.
Assédio sexual
Confira a seguir um resumo sobre os principais casos de assédio sexual e estupro em Hollywood reportados recentemente.
- HARVEY WEINSTEIN
No caso que foi o estopim para a avalanche de acusações em Hollywood, o outrora poderoso produtor de 65 é acusado de ter assediado e estuprado mulheres ao longo de três décadas. Entre as vítimas estão
Angelina Jolie, Ashley Judd e Gwyneth Paltrow. Bob Weinstein, irmão de Harvey, também foi acusado de assédio.
- KEVIN SPACEY
O ator de 58 anos foi acusado pelo colega AnthonyRapp de o ter assediado fisicamente quando a vítima tinha 14 anos. O ator mexicano Roberto Cavazos fez acusações semelhantes. Após as acusações, a Netflix suspendeu a última temporada da série “House of Cards” e afastou o ator do programa, além de cancelar o lançamento do filme “Gore”, protagonizado por Spacey.
- LOUIS C.K.
O comediante e diretor de 50 anos confirmou as acusações de assédio sexual feitas contra ele por cinco mulheres, publicadas em reportagem do “New York Times”. Em dois relatos, o comediante se masturbou em frente a atrizes sem o consentimento delas. Após as denúncias, a estreia do filme “I Love You, Daddy”, de Louis C.K., foi cancelada. A Netflix também cancelou a produção de um especial com o comediante.
- JAMES TOBACK
Segundo o “Los Angeles Times”, mais de 30 mulheres denunciaram o diretor e roteirista de 72 anos de cometer assédio sexual. Autor da reportagem, Glenn Whipp disse ter sido contatado por 193 mulheres com acusações semelhantes contra Toback, autor do roteiro de filmes como “Bugsy” e “O Apostador”.
- ROMAN POLANSKI
Além de ter estuprado uma garota de 13 anos em 1977, o cineasta franco-polonês de 84 anos também é alvo de, pelo menos, outras quatro acusações contra mulheres menores de idade, entre elas a atriz Charlotte Lewis. Em Paris, uma retrospectiva de sua obra foi alvo de críticas por um grupo feminista.
- DUSTIN HOFFMAN
O ator que tem hoje 80 anos é acusado de ter assediado sexualmente a escritora Anna Graham Hunter, então com 17 anos, no set do telefilme “A Morte de um Caixeiro-Viajante”, em 1985. Ele teria falado de sexo para ela e a apalpado. Hoffman se desculpou e disse que aquilo não “reflete” quem ele é.
- BRETT RATNER
A atriz Natasha Henstridge diz ter sido forçada a fazer sexo oral no diretor de “A Hora do Rush” e “X-Men: O Confronto Final” nos anos 1990. Além dela, outras atrizes e modelos, como Olivia Munn e Jaime Ray Newman, também relatam casos semelhantes envolvendo ele. Rattner, 48, nega as acusações.
- ED WESTWICK
O ator conhecido por “Gossip Girl” foi acusado de estupro por Kristina Cohen e Aurélie Wynn. Ele nega. A polícia de Los Angeles abriu investigação sobre o primeiro caso. Com isso, a BBC suspendeu a exibição
“Ordeal by Innocence”. As gravações já iniciadas da segunda temporada de “White Gold”, da Netflix, também foram suspensas.
- JOHN LASSETER
O diretor da Pixar e dos filmes “Toy Story” e “Vida de Inseto” decidiu tirar licença de seis meses após admitir erros ligados a condutas de assédio sexual. Colaboradoras reclamaram de um excesso “invasivo” de abraços e outras situações desconfortáveis. (Folhapress)
{nomultithumb}
Leia mais:
- Assédios cometidos por Harvey Weinstein vão virar documentário
- ‘Por anos, ele foi meu monstro’, diz Salma Hayek sobre Harvey Weinstein
- ‘Me fingi de morta’, diz atriz em nova acusação de estupro contra Weinstein
Leia mais sobre: Mundo