04 de dezembro de 2025
CÂMARA MUNICIPAL

Policarpo e vereadores entregam ampliação da sede da Câmara de Goiânia

Novo pavimento tem 1,5 mil m², abriga nove gabinetes, 35 salas e reforça modernização do Legislativo goianiense
Presidente Romário Policarpo inaugura ampliação da sede da Câmara de Goiânia ao lado de vereadores e autoridades municipais e estaduais. Foto:
Presidente Romário Policarpo inaugura ampliação da sede da Câmara de Goiânia ao lado de vereadores e autoridades municipais e estaduais. Foto:

A Câmara Municipal de Goiânia inaugurou, nesta quarta-feira (12), a obra de ampliação de sua sede, em solenidade conduzida pelo presidente da Casa, vereador Romário Policarpo (PRD), e acompanhada pelos demais parlamentares. O evento contou com a presença da vice-prefeita, coronel Cláudia Lira (Avante), que representou o prefeito Sandro Mabel (União Brasil), além de autoridades estaduais e municipais.

Com 1,5 mil metros quadrados, o novo pavimento abriga nove gabinetes, sendo dois deles acessíveis, 35 salas de uso comum e duas salas de reuniões. A estrutura também ganhou um novo elevador, ampliando a acessibilidade, e 200 novos computadores.

Segundo Policarpo, a ampliação foi necessária diante do aumento do número de vereadores, que passou de 35 para 37 nas últimas eleições, e do crescimento na demanda de serviços oferecidos à população, como o Canal Cidadania, a Ouvidoria da Mulher e a Escola do Legislativo.

A obra foi concluída em um ano e cinco meses e custou menos de R$ 7 milhões, valor 17 vezes menor do que o estimado para a construção de uma nova sede. Os recursos vieram do duodécimo repassado mensalmente à Câmara, sem gerar despesas adicionais ao Município.

Policarpo destacou a importância de manter o prédio no Centro da capital. “Foi uma decisão política, econômica e cultural. Não faria sentido falar em revitalização do Centro e, ao mesmo tempo, retirar a Câmara daqui. A população precisa de um local de fácil acesso”, afirmou.

Para a vice-prefeita Cláudia Lira, a obra representa mais do que a ampliação física. “É um gesto de cuidado com a população e com o recurso público, garantindo conforto e eficiência sem desperdício”, disse.

O vice-presidente da Câmara, Anselmo Pereira (MDB), ressaltou o papel da atual gestão na aproximação com os goianienses. “Mudamos o comportamento da Casa, que hoje é um espaço de acolhimento e ressonância dos anseios da população”, afirmou.

Histórico

Inaugurada em 1998, a atual sede da Câmara é o primeiro prédio próprio do Legislativo goianiense. A primeira ampliação ocorreu em 2008, e, em 2020, o edifício passou por modernização que incluiu a reforma do Plenário e dos auditórios Carlos Eurico e Jaime Câmara, além da instalação de sistema de som e câmeras de alta tecnologia.

Com o novo pavimento, a Casa conclui o processo de modernização, reforçando a segurança com catracas eletrônicas, reconhecimento facial e controle biométrico.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Notícias do Estado