Uma ação da Polícia Militar de Goiás (PMGO) conseguiu recuperar 40 Iphones em loja de reparos no setor Campinas, em Goiânia. De acordo com os agentes, os aparelhos eram roubados ou furtados, e 13 deles estavam desmontados e sem tela. Graças a uma denúncia, os policiais do Batalhão de Rotam conseguiram reaver os celulares e devolvê-los aos donos.
O dono da loja apreendido pela Polícia confessou que comprava os aparelhos furtados por um preço bem abaixo do valor de mercado e depois vendia as peças, lucrando com o negócio. De acordo com os agentes, boa parte dos celulares roubados eram de Brasília e um deles de Santa Catarina.
A dona do celular furtado em Santa Catarina conseguiu reaver seu aparelho por conta da identificação do IMEI do smarthphone e do registro da ocorrência. Conforme a Polícia Civil de Goiás (PCGO), responsável pela função de devolução dos itens, sempre que possível, os aparelhos apreendidos são devolvidos aos legítimos proprietários. Quando não, são encaminhados ao fórum junto com o inquérito policial.
A Polícia Militar reforça a população a necessidade de ter o número de IMEI de seu celular. Caso o aparelho seja roubado, com o IMEI a vítima consegue registrar o fato e quando a PMGO recuperar esse aparelho, ele será devolvido para o dono. Para saber o número IMEI basta digitar *#06# no teclado do seu celular e fazer a ligação que o número aparecerá na tela.
A PMGO destaca que pessoas que tiveram os aparelhos furtados ou roubados devem registrar o boletim de ocorrência detalhando o número do IMEI e também comprovar ser dono do aparelho. Com isso, em caso de recuperação, a devolução após a apreensão se faz possível.
Leia mais sobre: Iphones roubados / PMGO / Cidades