23 de dezembro de 2024
Destaque • atualizado em 28/04/2024 às 16:33

Plenário do TSE aprova fusão entre DEM e PSL e União Brasil é formalizado

União Brasil foi homologado nessa terça-feira (08/02)
União Brasil foi homologado nessa terça-feira (08/02)

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, nesta terça-feira (08/02), a formação de um novo partido, a União Brasil, resultante da fusão entre o DEM e o PSL. A aprovação, que já era esperada, foi unânime.

Com a fusão, a União Brasil torna-se, de imediato, a maior bancada na Câmara dos Deputados, com 81 cadeiras, e o PT, a segunda maior, com 53 parlamentares. Dessa maneira, o novo partido passa a ter direito, em tese, à maior fatia do Fundo Partidário, algo em torno de R$ 160 milhões.

LEIA TAMBÉM: União Brasil é ‘maior ferramenta política no país”, diz Caiado

Pode ocorrer, contudo, significativa migração de parlamentares descontentes com a fusão. Para isso, os deputados devem aproveitar a chamada janela partidária, que permite, em um intervalo de tempo predeterminado antes das eleições para a Câmara, a mudança de sigla sem perda de mandato. Neste ano, a janela ficará aberta entre 3 de março e 1º de abril.

Em seu estatuto, a União Brasil se declara “social liberalista” e defende o papel do Estado como “regulador” da economia, focado em garantir à população serviços essenciais “como saúde, educação, segurança, liberdade, habitação e saneamento”.


Leia mais sobre: Brasil