A Prefeitura de Goiânia promove nesta quinta-feira (17), a primeira audiência pública para a elaboração do Plano Municipal de Coleta Seletiva da cidade. O evento acontecerá de forma virtual, às 15 hs. O plano, de acordo com o presidente da Amma, Luan Alves, discute aspectos fundamentais da gestão de resíduos sólidos recicláveis no município.
“É por meio deste documento que fixamos metas para o desvio de resíduos do Aterro Sanitário, definimos os aportes a serem investidos na área e as diretrizes do Programa Goiânia Coleta Seletiva”, explicou.
Desenvolvido em parceria com a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e o Ministério Público de Goiás (MP-GO), o plano tem previsão de atualização a cada quatro anos. “O documento deve ter foco na redução do volume de resíduos que são encaminhados ao Aterro e na ampliação do suporte oferecido pela Prefeitura às cooperativas de catadores”, ponderou o presidente da Amma.
Para a gerente de Políticas de Manejo de Resíduos Sólidos da Amma, Ana Paula Assis, a cidade precisa melhorar os percentuais de disposição ambientalmente adequada dos resíduos.
“Nós vamos buscar metas factíveis para que Goiânia possa aumentar a vida útil do Aterro Sanitário, seja por meio de uma maior captação de resíduos sólidos recicláveis ou por meio do tratamento de resíduos orgânicos e úmidos, o que não é feito hoje e é uma inovação que o plano deve trazer”, pontuou.
Leia mais sobre: Prefeitura de Goiânia / Cidades / Destaque 2