03 de dezembro de 2024
Cidades

Planetário UFG comemora 50 anos de inauguração; veja vídeo

Planetário, que fica na região central da capital, completou 50 anos. (Foto: UFG)
Planetário, que fica na região central da capital, completou 50 anos. (Foto: UFG)

O Planetário Juan Bernardino Marques Barrio, da Universidade Federal de Goiás (UFG), comemorou na sexta-feira (23) 50 anos de inauguração. Para celebrar a importante data, a direção do órgão divulgou um vídeo ressaltando as especificidades do loca.

Por fora, o planetário tem arquitetura piramidal e encobre a grande cúpula, que simula o céu esférico visível de qualquer ponto daTerra. Por dentro, o projetor Spacemaster estimula a curiosidade e só deixa de ser a principal atração quando as luzes se apagam e vemos o céu noturno sobre nossas cabeças.

Produzido pelo artista visual Matheus Meireles, a partir de contribuições de toda a equipe do órgão, o vídeo privilegia um olhar poético e afetivo. “A visualidade foi composta por filmagens sensíveis, guiadas por um olhar afetivo e poético que deseja destacar as principais nuances da arquitetura do Planetário e de seu histórico projetor, o Spacemaster. Em equilíbrio com a imagem, a sonoridade somará no objetivo de enaltecer, emocionar e gerar encantamento pelo Planetário em todo seu impacto e singularidade”, destaca Matheus Meireles.

Contribuíram para a captação das imagens o Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais (LabTime) e o Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig), do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (Iesa- UFG).

Ao longo de 50 anos, o Planetário Juan Bernardino Marques Barrio tem sido um local que compartilha conhecimentos sobre a Astronomia e desperta um profundo encantamento em crianças, jovens e adultos. Estima-se que cerca de um milhão de pessoas, especialmente estudantes do ensino básico, já acompanharam os vários programas sobre viagens cósmicas, galáxias, estrelas e planetas no nosso Sistema Solar.


Leia mais sobre: Cidades / Destaque 2 / Goiânia