O presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, avança em negociação de apoio ao PT. De acordo com O Antagonista, o objetivo é conseguir indicar o futuro líder do Senado, em troca de ajuda na recolocação do atual presidente, Rodrigo Pacheco.
Segundo fontes internas da tratativa, o sucessor de Pacheco, daqui a dois anos, seria do PL. A questão é que a reaproximação e o acordo entre os partidos, apoiando Lula, poderá forçar a legenda a abandonar Jair Bolsonaro.
Uma reunião entre Lula e Valdemar está prevista para a próxima semana. Para nomes fortes do PT, um acordo entre os partidos seria fundamental para enfraquecer Arthur Lira, que pretendia associar partidos da oposição para fazer frente ao governo do petista.
Com a nova dinâmica, Lira terá que ceder a Lula se quiser continuar no comando da Câmara na próxima reeleição. A perspectiva é desfavorável para Bolsonaro, que ajudou na escalada do PL, com 99 deputados eleitos, 8 senadores e 3 governadores.
Ainda de acordo com O Antagonista, o União Brasil, em outra frente, também sinalizou acordo com o governo, desarmando uma possível frente de oposição no Congresso, contra Lula.
Leia mais sobre: Jair Bolsonaro / Valdemar da Costa Neto / Política