Os atletas goianos Rafael Cassol e Lélio Vieira Carneiro Júnior fizeram na última semana, em Cotia (SP), os últimos testes do carro que será usado durante o Rally dos Sertões. Totalmente inovador e inédito na competição, o carro é uma criação da Giaffone Racing, empresa da família Giaffone que é a atual responsável pela fabricação dos carros da Stock Car, e está investindo pela primeira vez no mundo off-road.
O projeto, inspirado no buggy americano 4×2, tem chassi tubular, motor V8 de Corvette, utiliza AVGAS (combustível de aviação) e tem mais de 300cv, foi apelidado por Mad Max. O modelo é semelhante aos utilizados nas provas de baja nos desertos da Califórnia, nos Estados Unidos e também no México.
Responsável por pilotar a máquina Rafael Cassol explica que o tamanho maior que os dos concorrentes não limita a potência do veículo “Apesar da desvantagem do 4×2 o carro ganha em peso (mesmo peso de um carro popular) e curso de suspensão. Imagine um carro popular com um V8 e super amortecedores, é um foguete”, enfatiza.
Após dois dias intensos de testes o navegador Lélio Vieira Carneiro Júnior se mostrou otimista com para a prova. “No primeiro dia tivemos treinamento sobre a parte mecânica e funcionamento do veículo, somente no segundo dia o colocamos na estrada para fazer os últimos ajustes. Estamos realmente impressionados com o desempenho, superou nossas expectativas”.
Sobre a dupla
Experiente, Lélio Vieira Carneiro Júnior acumula quase duas décadas em competições off-road, além dos títulos com Rafael no Rally dos Sertões, foi vice-campeão dos caminhões em 2010 como navegador e 3º colocado como piloto em 2004 na categoria Production Gasolina. Já Rafael passou pelo kart, motocross e kart cross antes de chegar aos ralis. Juntos há oito temporadas, Rafael e Lélio acumulam vitórias: foram vencedores do Sertões em 2015 de Troller na categoria Production e em 2016, a bordo de um Sherpa, na categoria Pró Brasil, ficando em primeiro lugar também entre todos os carros nacionais. No período ganharam também a Mitsubishi Cup, quando Rafael se tornou o mais jovem campeão brasileiro ao conquistar a prova com apenas 21 anos um ano e foram vice-campeões em outro.
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