O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta terça-feira (21) que o PIB (Produto Interno Bruto) crescerá 2,7% no último trimestre de 2017 e que o crescimento da economia brasileira no ano que vem superará 3%.
A previsão anterior para o crescimento do último trimestre deste ano na comparação com mesmo período do ano passado era de uma alta de 2,4%.
A previsão oficial da equipe econômica para o crescimento em 2017 é de 1%, mas a expectativa é que esse número seja revisado para baixo nesta quarta (22), quando o Ministério do Planejamento divulga seu relatório de receitas e despesas.
“A Secretaria de Política Econômica ainda está fazendo cálculos”, afirmou o ministro. “As projeções do mercado estão mudando muito, para baixo mas também para cima”.
Sobre o contingenciamento de despesas da União, que também será anunciado nesta quarta, o ministro declarou que o total a ser bloqueado será decidido até amanhã.
“Evidentemente que é na arrecadação que estamos trabalhando nestes últimos dias. Estamos finalizando os cálculos para ver quanto vamos arrecadar no leilão de petróleo e gás e quais as melhores estimadas para a repatriação”, disse.
Meirelles declarou também que a equipe econômica estuda a correlação entre crescimento do PIB e da arrecadação.
Sobre aumento de impostos, o ministro declarou que o tema ainda está em debate, mas reafirmou que, se necessário, essa medida será tomada.
“Nosso compromisso é cumprir a meta de resultado primário. Um deficit ainda alto, mas menor do que ano passado”, disse. “Vamos analisar aquilo que é concreto”. (Folhapress)
Leia mais sobre: Economia