Uma das instituições públicas mais acreditadas pela sociedade, a Polícia Federal do Brasil caiu nas graças do poderoso FBI, e tornou-se uma das principais parceiras dos americanos no combate a crimes cibernéticos e financeiros. Só este ano, a PF capturou 43 foragidos internacionais – muitos deles na lista do FBI – revela à Coluna o diretor-geral da PF, delegado Leandro Daiello. A corporação também tem colaborado com ‘levantamento de dados para instrução de investigações, tais como patrimônio e antecedentes criminais’, frisa Daiello.
Tráfico de mulheres
Daiello cita operação recente contra tráfico de pessoas, que envolveu a tropa de elite de quatro países coordenada pela PF, numa operação que resgatou brasileiras na Europa.
Drogas e pedofilia
O delegado ainda comemora ‘o expressivo número de prisões e apreensões de drogas’, com operações realizadas em todo o País. Além de combate à pedofilia.
In$ônia
Tem muito político em Brasília, SP e Rio tomando maracujina para tentar dormir, depois que o doleiro Alberto Youssef e o ex-‘petroleiro’ Paulo Costa abriram o bico.
Sudeste e Sul
Ao contrário do que avaliam muitos marqueteiros e ‘especialistas’, não foi o Nordeste e o Bolsa Família de regiões pobres quem elegeram a presidente Dilma este ano, e sim os votos dos eleitores das regiões Sul e Sudeste.
Às contas
A presidente Dilma teve maiores percentuais de votos contra Aécio no Norte e Nordeste, mas a maior quantidade de votos para a petista, curiosamente, vieram do Sul e Sudeste. Nordeste (20,1 milhões) e Norte (3,9 milhoes) renderam à petista 24.142.213 votos. Já o Sudeste (19,8 milhões) e o Sul (6,7 milhões) deram-lhe 26.627.802 de votos.
A diferença
Se Aécio Neves (PSDB) tivesse alcançado 62,76 % dos votos em Minas estaria eleito, ou seja 1.731.000 votos a mais – desde que tivesse tirado de Dilma o mesmo nº. Ela terminaria arredondando 52.770.000 votos, ele somaria 52.772.000 votos.
SP & MG
Minas, mesmo assim, ainda teria dado menos votos a Aécio do que São Paulo, onde 64,31 % dos paulistas sufragaram o tucano.
Matança 2
No México – o País onde mais se mata jornalista – a polícia encontrou o corpo do jornalista Antonio Gamboa Urias, diretor da revista Nova Imprensa, em Sinaloa.
Morde e assopra
Após ameaçar processar a revista VEJA,o embaixador da Bolívia no Brasil, Jerjes Justiniano, recuou e disse a amigos que seria ‘impossível’ ganhar um processo e que os advogados do Brasil temem publicação.
Generosidade
Dias depois de publicado na imprensa, inclusive nesta Coluna, VEJA fez reportagem que cita o generoso contrato extra de repasse de R$ 1 bilhão da Petrobras para o governo Evo Morales, num acordo ‘cumpanheiro’ com Lula.
Pra variar..
No melhor estilo Evo de falar, o embaixador acusou a revista de ser uma publicação sensacionalista e sem crédito… Tá bom..
Selva!
O Decreto presidencial 8.328, do último dia 27, que atualiza os quadros do Exército no Brasil, traz um panorama da Força: Hoje existem na ativa 15 generais de Exército, 37 de Divisão e 71 de Brigada. Os soldados, cabos e taifeiros somam 138.330.
Contingente
Existem na caserna atualmente 29.300 Cabos e 108.980 soldados. Entre oficiais, praças, sargentos etc o Brasil possui hoje 219.585 militares.
Voz empresarial
De Bruno Feigelson, sócio do LL Advogados, especializado em infraestrutura: ‘A iniciativa privada vai ter que dar um voto de confiança para a nova Dilma. E a presidente vai ter que demonstrar, na largada, que a conciliação e o diálogo vão além do discurso. É hora dos grandes investidores assumirem o papel na construção de marcos’.
Ponto Final
Faltam apenas 24 meses para as próximas eleições. E o circo não para.
Leia mais sobre: Leandro Mazzini