A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Regional Proteção Integral em Ipameri, Campo Limpo e Anápolis, nesta terça-feira (16), para reprimir crimes envolvendo abuso sexual infantojuvenil na rede mundial de computadores.
A ação cumpriu mandados de busca e apreensão nas três cidades. Durante o cumprimento dos mandados foram efetuadas três prisões em flagrante por armazenamento de imagens de abuso sexual infantojuvenil.
Estas operações têm sido recorrentes. E a PF sempre lembra que, embora o termo “pornografia” ainda seja utilizado na legislação brasileira (art. 241-E da Lei nº 8.069, de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente) para definir “qualquer situação que envolva criança ou adolescente em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou exibição dos órgãos genitais de uma criança ou adolescente para fins primordialmente sexuais”, a comunidade internacional entende que o melhor nessas situações é referir-se a crimes de abuso sexual de crianças e adolescentes ou mesmo violência sexual de crianças e adolescentes. “Essa nomenclatura ajuda a dar dimensão da violência infligida nas vítimas desses crimes tão devastadores”, divulga a corporação.
A Polícia Federal também alerta pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. Conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual, explicar como utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura e acompanhar de perto as atividades online dos jovens são medidas essenciais de proteção. “Estar atento às mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador, pode ajudar a identificar situações de risco”, orienta a PF.
Leia mais sobre: Abuso infantojuvenil / Abuso Sexual / Campo Limpo / Flagrante / Imagens armazenadas / Ipameri / PF / Anápolis / Cidades
