21 de dezembro de 2024
Brasil

PF prende suspeitos de cometer fraudes na Lei Rouanet

Polícia Federal realiza operação em SP, RJ e DF. Foto: EBC
Polícia Federal realiza operação em SP, RJ e DF. Foto: EBC

A Polícia Federal realiza nesta terça-feira (28) a Operação Boca Livre para coibir fraudes na Lei Rouanet. Ao todo, 124 policiais cumprem 37 mandados de busca e apreensão e 14 prisões temporárias.

As ações ocorrem nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e ainda no Distrito Federal. A intenção é de combater organização criminosa que teria desviado R$ 180 milhões a partir de liberações de valores por meio da Lei Rouanet, lei federal de incentivo à cultura.

De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, a investigação cita as empresas Bellini Eventos Culturais, Toyota, Scania, KPMG e o escritório de advocacia Demarest.

Segundo a publicação, investigações constataram que eventos corporativos, shows com artistas famosos em festas privadas para grandes empresas, livros institucionais e até mesmo uma festa de casamento foram custeados com recursos públicos, obtidos por meio da legislação.

A Lei Rouanet foi criada no governo Fernando Collor em 1991. A Lei Rouanet permite que uma empresa privada direcione parte do dinheiro que iria gastar com impostos para financiar propostas aprovadas pelo Ministério da Cultura para receber recursos.

 


Leia mais sobre: Brasil