16 de dezembro de 2024
Nova Gestão

Petrobras será presidida por Jean Paul Prates, ex-membro da assessoria jurídica da Braspetro

O anúncio foi feito nesta sexta (30) pelo presidente eleito Lula. A indicação ainda deverá ser formalizada pelo Ministério de Minas e Energia
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Foto: José Cruz/Agência Brasil

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta sexta-feira (30), o nome que deverá compor a presidência da Petrobras a partir de 2023. O senador do PT, economista e ex-membro da assessoria jurídica da Petrobras Internacional (Braspetro), Jean Paul Prates, ocupará o cargo.

Prates teve atuação profissional ligada à área de petróleo e gás, participando da elaboração da Lei do Petróleo e da redação do modelo do contrato de concessão oficial brasileiro e do decreto dos royalties. Em suas redes sociais, ele ressaltou seus interesses na estatal. “Precisamos pensar no futuro e investir na transição energética para atender às necessidades do país, do planeta e da sociedade, além dos interesses de longo prazo de seus acionistas [da Petrobras]”, afirmou.

A indicação feita por Lula deverá ser formalizada pelo Ministério de Minas e Energia. De acordo com a Petrobras, o nome do indicado ainda deverá passar por procedimentos internos de governança antes de ser empossado no cargo, conforme trâmites usuais da Companhia. No caso do Presidente e demais membros da Diretora Executiva, a indicação final dependerá da aprovação pelo Conselho de Administração, nos termos da Lei e do Estatuto Social da Petrobras.

Com informações da Agência Brasil


Leia mais sobre: / / / Política