Prevista para ser publicada no próximo sábado (18/06), o Instituto Paraná registrou pesquisa de intenção de voto para medir a intenção do eleitor em solo goiano. O ínicio do levantamento começou nesta segunda-feira (13/06) e vai levar em conta o voto do eleitor em Goiás para senador, governador e presidente da República.
O Instituto irá testar os nomes do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL) e de seu principal concorrente, o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, que lidera as pesquisas. O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT) e a senadora Simone Tebet (MDB) que tentam liderar seus respectivos espaços na terceira, além do deputado federal André Janones (Avante).
Completam a lista, o goiano e coach Pablo Marçal (Pros), o democrata cristão José Maria Eymael (DC), o cientista político Luiz Felipe D’Avila (Novo), o presidente do União Brasil, Luciano Bivar e Vera Lúcia, do PSTU. Também haverá simulações para um eventual segundo turno entre Bolsonaro e Lula.
Cenário local
O levantamento irá testar seis pré-candidatos ao Governo de Goiás. Entre as pesquisas realizadas até aqui, é o cenário mais próximo que deve ser consolidado nas urnas eletrônicas com o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota), o ex-governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) , o ex-reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Wolmir Amado (PT), além do deputado federal e candidato de Jair Bolsonaro (PL), major Vitor Hugo. Completa a lista o empresário e escritor Edgar Diniz, do Novo.
A pesquisa também irá simular alguns cenários para o segundo turno onde o governador Ronaldo Caiado disputaria a reeleição contra Gustavo Mendanha. Outro movimento possível é o de Gustavo Mendanha contra o deputado federal Major Vitor Hugo. O ex-prefeito de Aparecida também vai medir forças com Marconi Perillo (PSDB), num cenário hipotético. O levantamento coloca o governador Ronaldo Caiado contra Major Vitor Hugo e Marconi Perillo em eventuais hipóteses para o segundo turno.
A corrida para o Senado também será avaliada na nova pesquisa com os nomes de Lissauer Vieira (PSD), Alexandre Baldy (PP), João Campos (Republicanos), Zacharias Calil (União Brasil), Marconi Perillo (PSDB) e Luiz do Carmo (PSC), sendo testados. O empresário e ex-senador Wilder Morais, do PL, não foi mencionado. A pesquisa também medirá a avaliação do eleitorado sobre as gestões de Caiado e Bolsonaro em Goiás.
Leia mais sobre: Eleições 2022 / Instituto Paraná / Política