21 de dezembro de 2024
Notícias do Estado

Pesquisa PoderData mostra que apenas 22% dos brasileiros acham Bolsonaro ótimo ou bom

Foto: reprodução/redes sociais/Jair Bolsonaro.
Foto: reprodução/redes sociais/Jair Bolsonaro.

Número de brasileiros que acha o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ‘ótimo’ ou ‘bom’ caiu para 22% — segundo pesquisa realizada pelo PoderData e divulgada nesta quinta-feira (25).

Em relação à população que desaprova o mandatário, o resultado foi semelhante à pesquisa realizada há duas semanas. Ou seja, 57% dos brasileiros avaliam a gestão do capitão do Exército ‘ruim’ ou ‘péssima’.

Já para 16% da população, o desempenho do presidente é ‘regular’ e 4% não souberam opinar. De acordo com os pesquisadores, toda a avaliação foi apresentada dentro da margem de erro da pesquisa de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa também avalia o trabalho de Bolsonaro e o coloca em seu pior saldo desde abril de 2020, quando o PoderData começou a fazer a pergunta aos entrevistados. A diferença entre os que acham o chefe do Executivo “ótimo” ou “bom” e “ruim” ou “péssimo” é de 35 pontos percentuais. Na última rodada, era de 33 pontos percentuais.

O PoderData pergunta aos entrevistados, também, se aprovam ou desaprovam o governo federal como um todo. Os números mostram — nesse quesito — uma queda de 5 pontos percentuais na desaprovação da gestão federal, que agora é de 56%. A aprovação foi a 33%, variação positiva de 2 pontos desde a última rodada. Isto é, uma ligeira vantagem para o chefe do Executivo.

Os números mostram também que o presidente é mais bem avaliado entre homens (43%) e entre moradores da região Norte (49%). No mesmo sentido, a desaprovação é maior entre as mulheres (60%) e entre os moradores da região Nordeste (61%).

A pesquisa foi realizada no período de 22 a 24 de novembro de 2021 pela divisão de estudos estatísticos do Poder360 em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes. Foram 2.500 entrevistas em 459 municípios das 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.


Leia mais sobre: / / Notícias do Estado