A pesquisa Atlas/Intel divulgada nesta semana revelou que o Congresso Nacional é a instituição menos confiável para os brasileiros. Na lista, com nove órgãos, o mais confiável é a Polícia Federal. 56% das pessoas que responderam o estudo, acham a PF confiável, 18% não sabem e 26% não confiam. No caso do Congresso é quase o inverso: 60% não confia, 13% não sabem e apenas 27% confiam.
Na ordem das mais confiáveis para menos confiáveis ainda aparecem a Polícia Militar (53% confiam, 32% não confiam), Polícia Civil (51% confima, 31% não confiam), Banco Central (49% confiam, 35% não confiam), Governo Estadual (47% confiam, 39% não confiam), Governo Federal (46% confiam, 46% não confiam), Supremo Tribunal Federal (46% confiam, 49% não confiam), Exército e Forças Armadas (36% confiam e 48% não confiam). E então, por último, o Congresso Nacional.
As igrejas católica e evangélica também aparecem na pesquisa. Para os brasileiros entrevistados 48% confiam na primeira e 37% confiam na segunda. A católica não é confiável por 34% e a evangélica por 43%.
Foram ouvidas 3.222 pessoas entre os dias 2 e 4 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
A pesquisa também fez diversos estudos políticos com os entrevistados, incluindo a pergunta se a pessoa concorda ou discorda da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (STF) que deixou o ex-presidente Jair
Bolsonaro inelegível pelos próximos 8 anos por conta das suas declarações sobre o sistema eleitoral
brasileiro. Como resultado, 51,8% das pessoas respondeu concordar com decisão do STF contra 44,6% que não concordam. 3,7% responderam não saber.
Leia também: Câmara conclui votação da reforma tributária e texto segue para o Senado
Leia mais sobre: Política