O mercado ainda não está feliz com terceiro governo Lula, já que o trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para 86%, foi avaliado como negativo e, apenas 2% afirmaram que é positivo – 12% consideram regular. Mas quem são eles? A pesquisa Genial/Quaest divulgou estes dados nesta quarta-feira (10), após ouvir 92 entrevistas com fundos de investimento com sede em São Paulo e no Rio de Janeiro.
A pesquisa sobre o governo Lula foi feita entre os dias 04 a 08 de maio e, comparada com a última divulgada em março, teve uma leve alteração dentro da margem de erro. No último mês, 90% do mercado considerava o trabalho do presidente negativo, 10% regular e não havia percentual positivo.
Quando se trata especificamente do trabalho de Fernando Haddad como ministro da Fazenda, ao menos os números mudam de forma mais ampla. Aqui, 37% consideram o trabalho e resultados de Haddad como negativo e regular, já os 26% restantes dizem que é um trabalho positivo.
Com isso dados mostram que, se o trabalho do ministério da Fazenda de Haddad é considerado negativo por 37% e o de Lula, no geral, é negativo para 86%, há pessoas julgando outras áreas do governo federal que não competem ao mercado. O que deixa pesquisa confusa por parte de quem a respondeu.
Uma terceira camada da pesquisa, no entanto, sobre capacidade do governo para aprovar sua agenda no Congresso Nacional. Neste caso, 51% disse ver como regular – em março eram ante 47% – e 39% do ” mercado” avaliaram como baixa, ante a 20% de março. Apenas para 10% dos agentes do mercado é que é alta a capacidade do governo em votações nas duas Casas do Legislativo (que era 33% em março).
Leia também: Pesquisa Genial/Quaest diz que governo Lula é considerado positivo para 36%
Leia mais sobre: Governo Lula / pesquisa / Quaest/Genial / Política