22 de dezembro de 2024
Eleições 2022

Pesquisa Ipespe aponta estabilidade em cenário eleitoral, com 45% das intenções de voto voltadas a Lula e 34% para Bolsonaro

Análise foi divulgada na manhã desta sexta-feira (03)
Divulgação
Divulgação

Divulgada nesta sexta-feira (03), a pesquisa realizada pela XP/Ipespe, aponta um cenário de estabilidade com relação às intenções de votos para a Presidência da República nas eleições. De acordo com a análise, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém o percentual registrado na pesquisa anterior, de 45%, contra 34% de Jair Bolsonaro (PL).

Na sequência aparecem o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 9%, e a senadora Simone Tebet (MDB), com 3%. André Janones (Avante), Vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal (Pros) possuem apenas 1% das intenções de voto, enquanto Leonardo Péricles (UP) e Luciano Bivar (União Brasil), não tiveram pontuações.

A pesquisa foi realizada no período de 30 de maio a 01 de junho, com 1.000 entrevistados e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o protocolo BR-02893/2022. A margem de erro máximo estimada é de 3.2 pp com intervalo de confiança de 95,5%.

O levantamento apontou, ainda, vitória de Lula em três cenários no segundo turno. Segundo turno, sendo o primeiro contra Bolsonaro, onde Lula possui 53% das intenções de votos, contra 35% de Bolsonaro. Contra Ciro Gomes, o petista possui 54% das intenções de votos, enquanto o pedetista soma 26%. Já em disputa com Tebet, o percentual do petista é de 56% contra 20%.

Outro cenário, entre Bolsonaro e Ciro Gomes, aponta para derrota do presidente, com 40% das intenções de votos, contra 45%. Em disputa com Tebet, entretanto, Bolsonaro venceria, com percentual de 41% ante 37%.


Leia mais sobre: / / Política