22 de dezembro de 2024
Eleições 2022

Pesquisa Ipec reforça Lula na liderança e Bolsonaro oscilando para baixo

Houveram poucas alterações nos índices dos candidatos em relação ao levantamento anterior divulgado no último dia 29 de agosto
(Foto: Montagem com fotos de assessorias)
(Foto: Montagem com fotos de assessorias)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve a liderança de acordo com a nova pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (05/09) pela Rede Globo. O petista tem 44% das intenções de voto ante 31% do presidente Jair Bolsonaro (PL) na corrida para o Palácio do Planalto. 

Houveram poucas alterações nos índices dos candidatos em relação ao levantamento anterior divulgado no último dia 29 de agosto. Lula se manteve com o mesmo percentual e Bolsonaro oscilou um ponto para baixo e aparecia com 32%. O cenário é de estabilidade, se comparado com pesquisas de outros institutos.

Ciro Gomes, do PDT, que tinha 7% agora tem 8% e a senadora Simone Tebet (MDB) aparecia com 3% e agora tem 4%. Ambos oscilaram um ponto para cima e se mantêm empatados tecnicamente no limite da margem de erro de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Os nomes do Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (PROS), Roberto Jefferson (PTB), Sofia Manzano (PCB) e Vera (PSTU) foram citados, mas não atingiram 1% das intenções de voto cada um. 

Pablo Marçal vive um imbróglio dentro do seu próprio partido e culpa o PT pelo fato de não ter mais tempo de rádio e TV disponível. A direção de sua legenda decidiu abrir mão da candidatura e apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na corrida ao Palácio.

O ex-deputado federal Roberto Jefferson não é mais o candidato do PTB à Presidência. No sábado (03/09), o partido indicou Padre Kelman para substituí-lo. A alteração se deu porque o TSE cassou o registro da candidatura de Jefferson. Quando a pesquisa foi realizada, ele ainda era candidato da legenda. Brancos e nulos são 6% e era 7% na pesquisa anterior. Não sabem ou não responderam eram 6% e agora são 5%.

Todos os percentuais representam o cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são citados para os entrevistados.

No cenário espontâneo, quando os nomes dos candidatos não são mostrados aos entrevistados, Lula aparece com 42% das intenções de voto. No levantamento do dia 29 de agosto, tinha 40%. Jair Bolsonaro que tinha 31% agora tem 30%.

Ciro Gomes tinha 4% e hoje tem 5%, enquanto Simone Tebet manteve os mesmos percentuais: 2%. Os outros candidatos foram citados mas não atingiram 1%. Brancos e nulos eram 9% e hoje são 7%, enquanto não sabem ou não responderam eram 14% e agora são 13%.

A pesquisa ouviu 2.512 pessoas entre os dias 2 e 4 de setembro em 158 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00922/2022.


Leia mais sobre: Eleições 2022 / Política