23 de novembro de 2024
Brasil

Pesquisa identifica a importância de acreditar em Deus

 

 

40 países latino-americanos responderam a pesquisa

 

86% dos brasileiros dizem que acreditar em Deus é necessário para ser uma boa pessoa. O dado foi divulgado nesta semana pelo instituto norte-americano Pew Research Center.

 

Além do Brasil, outros 40 países latino-americanos responderam a pesquisa, mas com números bem mais baixos como a Argentina, que registrou 47 por cento da população, e o Chile, com 46 por cento. Em países ricos, a população tende a discordar desta relação.

Na Espanha, por exemplo, apenas 19 por cento da população pensa que acreditar em Deus é essencial para ser uma boa pessoa. Já em Gana e na Indonésia, países considerados muito pobres, o número chega a 99 por cento, quase o total da população.

De acordo com o presidente do Conselho de Teólogos de Goiás, Isaac Aires, o número não representa a verdadeira face da sociedade brasileira.”Mesmo que esses dados sejam bastante bons para aqueles que acreditam em Deus, mas nós não podemos dizer que a sociedade hoje é ruim porque alguns não acreditam em Deus. Porque tem pessoas que praticam crimes que fazem coisas erradas e dizem acreditar em Deus. Então nós não podemos generalizar.”, destaca.

Apesar dos altos índices dos que acreditam em Deus, o Brasil tem mais de 15 milhões que não acreditam nele.

Segundo dados do Censo 2010, do IBGE, cerca de oito por cento da população brasileira não tem religião. Entram aí ateus, agnósticos e os sem filiação religiosa.

Juntos, o grupo representa a terceira maior categoria religiosa do país em número de pessoas, atrás dos católicos e dos evangélicos pentecostais.

 


Leia mais sobre: Brasil