23 de dezembro de 2024
Ipec

Pesquisa de confiança no presidente da República sobe e tem o maior nível desde 2012

Este número é nove pontos superior ao que foi registrado em 2022, último ano da gestão Bolsonaro
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de Sanção do Novo Minha Casa, Minha Vida, na última semana. (Foto: Ricardo Stuckert)
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de Sanção do Novo Minha Casa, Minha Vida, na última semana. (Foto: Ricardo Stuckert)

O Índice de Confiança Social (ICS), série anual de pesquisas presenciais feitas desde 2009 pelo Ibope e mantida com a mesma metodologia pelo Ipec mostrou, nesta terça-feira (18) que a confiança no presidente da República pelos brasileiros é a maior desde 2012. De acordo com o estudo, divulgado pelo O Globo, Luiz Inácio Lula da Silva marca, atualmente, 50 pontos em uma escala de zero (nenhuma confiança) a cem (muita confiança).

Este número é nove pontos superior ao que foi registrado em 2022, último ano da gestão Bolsonaro. Os eleitores do Nordeste, claro são os que declaram maior confiança no presidente Lula, com 66 pontos. Vale lembrar que essa foi a única região onde o petista superou o número de votos de Bolsonaro no segundo turno das eleições de outubro.

Os níveis mais baixos de confiança no presidente estão entre eleitores das classes A e B, os mais ricos (39 pontos) e, em seguida, entre os evangélicos (43), grupos que majoritariamente apoiaram Bolsonaro em 2022.

Ainda sobre a pesquisa, o índice do Ipec também atribui notas de zero a cem para 20 instituições. Dentro disso, os partidos políticos e o Congresso aparecem nas últimas posições do ranking, considerados os menos confiáveis.

Entre os mais confiáveis, o Corpo de Bombeiros aparece no topo nos 15 anos em que a pesquisa existe, neste ano com 87 pontos. Na sequência aparecem, ambos com 70 pontos, a Polícia Federal e as igrejas.

O Ipec entrevistou presencialmente 2.000 moradores de 127 municípios entre 1° e 5 de julho. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou menos sobre resultados do total da amostra, dentro de um intervalo de confiança de 95%.


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