Pesquisa Datafolha publicada nesta quinta-feira (01º/09) mostra que mesmo depois da realização das sabatinas promovidas do Jornal Nacional e do primeiro debate presidencial realizado pela TV Bandeirantes, Cultura, Uol e Folha, o cenário na corrida ao Palácio do Planalto permanece estável.
O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que aparecia na última pesquisa com 47% das intenções de voto hoje (01) tem 45%, contra 32% do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) , que manteve os percentuais do último levantamento.
Apesar da movimentação estável, candidatos da parte inferior da tabela ganharam corpo ao longo do processo, talvez motivado pelo debate no último domingo, o que indica dificuldades de Lula não levar o pleito logo no primeiro turno.
É que Ciro Gomes (PDT) foi de 7% para 9% das intenções de voto enquanto a senadora Simone Tebet (MDB) saiu de 2% para 5% das intenções de voto. Com a evolução da dupla, as chances de Lula liquidar a fatura no primeiro turno também ficam diminutas.
Abaixo do quarteto, com 1%, aparecem Soraya Thronicke (UB), Felipe D’Ávila (Novo) e Pablo Marçal (Pros) – que vive uma candidatura debaixo de dúvidas. Não pontuaram Vera Lúcia (PSTU), Léo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Constituinte Eymael (DC), assim como Roberto Jefferson (PTB), que teve sua
postulação impugnada nesta quinta (01º).
Brancos e nulos caíram de 6% para 4% enquanto aqueles que não sabem em quem votar somam 2%. O levantamento foi registrado com o número BR-00433/2022 no Tribunal Superior Eleitoral.
Leia mais sobre: Eleições 2022 / Política