A inflação medida pelo IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal) teve alta de 0,35% na última semana -encerrada em 22 de maio-, resultado que é 0,05 ponto percentual maior do que a variação registrada na semana anterior (0,3%). Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (24), pelo Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), da FGV (Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV). A alta é atribuída ao aumento de preços em cinco das sete capitais do país em que é feita a pesquisa. As informações são da Agência Brasil.
A maior alta entre as capitais foi registrada no Recife, cuja elevação de preços foi de 0,84%, seguida por Porto Alegre (0,5%) e Rio de Janeiro (0,38%).
A menor variação, abaixo da média, foi em Salvador, onde os preços ficaram praticamente estáveis, em 0,02%. Em seguida vem Brasília, com alta de 0,7%, e Belo Horizonte com 0,2%. Em São Paulo a alta foi igual ao índice geral, de 0,35%.
A estabilidade registrada em Salvador refletiu inflação negativa de preços de quatro dos oito grupos que compõem o indicador, com destaque para alimentação, cuja deflação em relação à semana anterior foi de -0,59%; vestuário (-1,02%); e transporte, que fechou com variação negativa de 1,06%.
Em Brasília, houve inflação negativa em três dos oito grupos: educação, leitura e recreação (-1,11%); vestuário (-0,76%); e transporte (-0,64%). Os preços dos alimentos, que subiram apenas 0,01%, também influenciaram a estabilidade. (Folhapress)
Leia mais:
- Prévia da inflação registra em maio menor acumulado em 12 meses desde 2007
- Conta de luz pressiona inflação, diz FGV
- Mercado financeiro reduz projeção de inflação para 3,92% em 2017
Leia mais sobre: Economia