O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua liderando todos os cenários para a eleição presidencial de outubro do próximo ano, segundo pesquisa CNT/MDA divulgada nesta terça-feira (24), que apontou ainda aumento na avaliação positiva do governo federal e na aprovação pessoal do presidente.

A popularidade do Presidente Lula revelada na 166ª rodada da pesquisa, divulgada nesta terça, manteve o viés positivo apontado na rodada anterior, de setembro, quando ele já liderava com folga os cenários para 2026.
Em cenário estimulado de intenção de voto para o 1º turno da eleição presidencial, Lula (39%) aparece à frente de Jair Bolsonaro (27%) – mantido na lista apesar de estar inelegível até 2030 -, com a vantagem sendo ampliada em 6 pontos percentuais. Neste cenário, o governador Ronaldo Caiado atinge 4%, figurando em quinto lugar – atrás de Ratinho Júnior, com 6,4% e Ciro Gomes, com 9,6%, e à frente apenas de Romeu Zema, com 2,7%.

Eduardo, Michelle e Tarcísio aparecem sem chances contra Lula no 2º turno
Quando o nome do ex-presidente é substituído pelo do filho Eduardo Bolsonaro, Lula chega a 42,7% enquanto o deputado federal alcança 17,4%.

Já o nome da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro tem a preferência de 24% contra 42,7% de Lula em outro cenário estimulado. É quase o mesmo percentual de desempenho se o cenário tivesse o governador paulista Tarcísio Freitas enfrentando o atual presidente: 40% para Lula contra 21,7% de Tarcísio.
Resultado também é muito favorável para Lula na espontânea
Quando a pesquisa liberou para o entrevistado indicar sua preferência, o resultado espontâneo foi:
- Lula lidera com 32% das intenções de voto.
- Jair Bolsonaro, inelegível, aparece em segundo lugar, com 18%.
- Outros candidatos mencionados, como Tarcísio de Freitas (2%), Ratinho Jr. (1%) e Ciro Gomes (1%), obtiveram percentuais significativamente menores, enquanto o governador de Goiás não pontua.
Vantagem de Lula no 2º turno e terceira via
Para os demais cenários, tanto de 1º quanto de 2º turnos, Lula aparece com vantagem sobre os nomes avaliados. Apesar disso, 33% afirmam que preferem um nome da terceira via que não seja ligado a Lula ou a Jair Bolsonaro.
Em caso de enfrentar Tarcísio de Freitas em 2º Turno, Lula teria 45,7%, contra 39,1% de Tarcísio. E se fosse uma disputa entre o presidente e o governador Caiado, Lula chegaria a 46,9% contra 33,7% do goiano.

Avaliação do governo melhorou
O resultado da avaliação do Governo Federal, no terceiro mandato de Lula, foi distribuído em:
• Positivo (Ótimo + Bom): 34%
• Negativo (Ruim + Péssimo): 36%
• Regular: 29%
O resultado mostra uma evolução positiva em relação ao levantamento anterior, com o índice de avaliação positiva subindo para 34%, e a avaliação negativa diminuindo de 40% (em setembro) para 36%.
Desempenho Pessoal do Presidente Lula
Em relação ao seu desempenho pessoal à frente do governo, os dados de novembro de 2025 indicam:
• Aprovação: 48,1% – representando um avanço de 4 pontos percentuais em relação a setembro.
• Desaprovação: 48,8% – a desaprovação permaneceu estável em relação ao levantamento de setembro.
Avaliação positiva em cinco áreas
Os resultados também apontam novo crescimento nas expectativas positivas em praticamente todas as 5 áreas avaliadas, com destaque para a de emprego, que passa de 32% para 39%.
Sobre segurança e o crime organizado, 76% se mostram favoráveis ao Projeto de Lei Antifacção. Contudo, na opinião de 34% dos entrevistados, não é mais possível que o Estado retome o controle de regiões dominadas por criminosos.
Confiança nas Instituições
As instituições com maior nível de desconfiança são:
1. Partidos Políticos: 55% não confiam.
2. Congresso Nacional: 44% não confiam.
3. Imprensa: 37% não confiam.
Em contraste, as instituições que despertam maior confiança são:
1. Bombeiros: 79% confiam muito.
2. Forças Armadas: 42% confiam muito.
3. Igreja Católica: 41% confiam muito.
O Congresso Nacional, além de figurar entre as instituições menos confiáveis, tem uma avaliação majoritariamente negativa: a avaliação positiva da sua atuação é de 17,0%, enquanto a avaliação negativa é de 37,0%.
Dados da pesquisa
A 166ª Pesquisa CNT de Opinião foi realizada entre os dias 19 e 23 de novembro de 2025. Esta rodada abrangeu 2.002 entrevistas. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. Esta margem de erro se aplica aos resultados gerais, considerando um Nível de confiança de 95%
Leia mais sobre: Cenário eleitoral / Eleições 2026 / Governo Federal / Lula / Pesquisa CNT / Brasil / Política

