A pré-candidatura do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), à Presidência da República ganhou novo impulso após o resultado da pesquisa AtlasIntel, divulgada nesta sexta-feira (24). O levantamento mostra o goiano com 15,3% das intenções de voto em cenário estimulado, à frente de outros governadores cotados para disputar o Planalto, e com potencial para enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que busca a reeleição.
No cenário em que aparecem os nomes dos governadores Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e Ratinho Jr. (PSD), do Paraná, Caiado ocupa o segundo lugar, atrás apenas de Lula, que lidera com 51% das intenções de voto. Zema e Ratinho Jr. aparecem tecnicamente empatados, com 10,6% e 10,4%, respectivamente. Brancos, nulos e indecisos somam 12,8%. O resultado destaca o desempenho de Caiado, que comanda um estado de menor densidade eleitoral em comparação aos adversários, mas vem consolidando apoio nacional.
Defensor de múltiplas candidaturas da direita no primeiro turno como estratégia para enfraquecer o favoritismo petista, Caiado se apresenta como um nome competitivo também em outros cenários testados pela AtlasIntel. Quando incluído o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que tem reafirmado não ter planos de concorrer, Caiado marca 6% das intenções, atrás de Lula (51,3%) e Tarcísio (30,4%), mas à frente de Ratinho Jr. (3%) e Zema (2,5%).
Com a presença da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) na disputa, Lula mantém 51%, Michelle registra 26,2% e Caiado aparece com 9,1%, novamente superando Zema (4,6%) e Ratinho Jr. (5,1%).
Nos cenários de segundo turno, Caiado aparece com 36% das intenções contra 52% de Lula. O petista também venceria Ratinho Jr. (51% a 37%) e Zema (52% a 35%). Lula também leva vantagem sobre Tarcísio (52% a 44%) e Michelle Bolsonaro (52% a 43%).
A pesquisa AtlasIntel entrevistou 14.063 pessoas de forma online, entre os dias 15 e 19 de outubro, e tem margem de erro de 1 ponto percentual para mais ou para menos.
Leia mais sobre: Eleições 2026 / Pesquisa AtlasIntel / Ronaldo Caiado / Política

