O pontapé inicial para as eleições de 2024 foi dado e com isso, as fake news começam a surgir. Uma pesquisa com selo da empresa Atlas Intel, companhia que mais chegou próximo ao resultado eleitoral do pleito em 2022 passou a ser disseminada nas redes sociais ao longo desta sexta-feira (10/02) apontando liderança do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) na corrida eleitoral.
No entanto, trata-se de uma fake news. Em contato com a reportagem do Diário de Goiás, o CEO da empresa Andrei Roman disse que a Atlas Intel não realizou nenhum levantamento eleitoral para Goiás, tampouco o município de Goiânia. “Não realizamos nenhuma coleta sobre prefeituras até agora”, assegurou.
No levantamento falso, os nomes de Rogério Cruz, Wilder Morais, Gustavo Mendanha, Francisco Júnior, Vanderlan Cardoso, Adriana Accorsi, Eduardo Prado e Jeferson Rodrigues eram testados. Por conta de ser uma pesquisa inverídica, o Diário de Goiás optou por não apresentar os índices que cada um apresentou.
O documento que carrega a pesquisa também está fora do padrão que foi apresentado pela empresa ao longo da corrida eleitoral de 2022. Trata-se, portanto, de uma das primeiras fake news da pré-campanha. A Atlas Intel, no entanto, realiza uma pesquisa a nível nacional sobre a situação do país e o cenário político e social.