10 de agosto de 2024
Destaque 2

Pesquisa aponta vitória de Lula sobre Bolsonaro no 2º turno nas eleições 2022

Divulgação
Divulgação

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 36,8% das intenções de voto contra 26,8% do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), caso as eleições fossem realizadas hoje (25/05). O petista também venceria em um eventual segundo turno com 51,4% diante de 31,5% do atual presidente. Jair Bolsonaro é o que possui o maior índice de rejeição, com 52,2%, Lula aparece em segundo com 28,2%.

Os dados fazem parte de pesquisa realizada pelo instituto Mapa, de Florianópolis, contratada pelos grupos de comunicação ND, de Santa Catarina, e RIC, do Paraná, que ouviu 2.000 pessoas por telefone, em todas as regiões do país, entre os dias 18 e 20 de maio. A pesquisa tem margem de erro de 2,2% e índice de confiabilidade de 95%.

A 500 dias das eleições, a pesquisa faz parte do movimento “Brasil: 2022 já começou”, lançado em parceria pelo pelos dois grupos de mídia regional com o objetivo de enriquecer o debate sobre os rumos do país. Em conjunto, os grupos ND e RIC divulgaram nesta segunda-feira (24/05) o manifesto “Que país queremos? ”, alertando que os eleitores devem focar nos planos e visão de cada um e não apenas nos nomes dos candidatos. O movimento será sustentado por inúmeras ações por meio de seus canais de televisão, portais de notícias on-line, revistas, emissoras de rádio e jornal impresso.

Retratando a atual polarização eleitoral nacional, os possíveis adversários de Bolsonaro e Lula na eleição de 2020 obtiveram citações distantes dos líderes: Sérgio Moro (5,1%), Ciro Gomes (5%), Luciano Huck (4,5%), João Doria (3,3%), Luiz Mandetta (2,7%) e João Amoêdo 2,6%. Manifestaram-se por branco/nulo/nenhum 5,1% e os que não opinaram ou indecisos 8,4%.

O ex-presidente Lula está à frente em três das cinco regiões do país. O petista lidera no Norte (47,2%), Nordeste (44,8%) e Sudeste (34,6%), as duas últimas são os maiores colégios eleitorais do país. O presidente Bolsonaro tem maioria do eleitorado no Centro-Oeste (33,1%) e no Sul (31,5).

Pela pesquisa, a maioria dos brasileiros avalia de forma negativa a gestão do presidente Bolsonaro. Para 55% dos entrevistados, o governo é ruim e péssimo, enquanto 28,7% se manifestam positivamente, considerando o governo ótimo e bom.

A atuação de Bolsonaro frente à pandemia do Covid-19 também foi reprovada. Na avaliação de 57,5%, a atuação foi ruim e péssima. Apenas 25% consideraram ótima e boa e 15,1% dos pesquisados classificaram o combate ao vírus regular. Não souberam opinar 2,5%.

Bolsonaro na frente no PR e SC

Ainda sobre as intenções de votos à Presidência da República, o Instituto Mapa fez uma amostragem com apenas entrevistados em Santa Catarina e Paraná. Foram ouvidos 812 eleitores, em cada Estado, entre os dias 18 e 20 de maio. O índice de confiabilidade da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 3,4% para o resultado geral.

No levantamento estadual o presidente Bolsonaro lidera tanto entre os eleitores catarinenses (44,5%), quanto no eleitorado paranaense (35,8%). O ex-presidente Lula aparece em segundo lugar nas duas pesquisas. Em SC, o petista tem 22,3% das intenções de voto, enquanto no PR, atingiu a preferência de 26,4%. A novidade no Paraná é o ex-juiz e ex-ministro Sérgio Moro, em terceiro lugar, com 11,1% das intenções de voto.

Em caso de segundo turno eleitoral, o catarinense elegeria Jair Bolsonaro com 52% dos votos, e Lula da Silva ficaria com 31,8%. No Paraná, o atual presidente venceria com 45,3% dos votos contra 36,7% de Lula da Silva.


Leia mais sobre: Brasil / Destaque 2

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários