A pesquisa divulgada nesta sexta-feira (22/1) pela EXAME/IDEIA, no site da revista Exame, aponta que a aprovação do presidente Jair Bolsonaro caiu de 37% para 26%, número próximo ao pior momento do governo, em junho de 2020.
De acordo com o fundador do IDEIA, Maurício Moura, esta pesquisa mostra que houve uma queda significativa da popularidade do presidente em todas as faixas de renda.
“Houve uma queda estatisticamente significativa na avaliação positiva do presidente [ótimo/bom] em relação ao levantamento da semana passada [de 38% para 27%]. Essa queda ocorreu essencialmente entre os segmentos jovens de 18 a 24 anos, Norte, Nordeste e em todas as faixas de renda”, disse Moura.
Ótimo/Bom: 27%
Regular: 26%
Ruim/Péssimo: 45%
Não sei: 2%
Ainda de acordo com Maurício Moura, a comunicação do ministro da Saúde do governo federal e o fim do auxílio emergencial podem contribuir para esses números desfavoráveis.
“A dinâmica do vírus, a incerteza sobre a vacinação, os desencontros de comunicação do Ministério da Saúde e a percepção real do fim do auxílio emergencial de renda foram uma combinação amplamente negativa”, conclui Moura.
Quando a pesquisa pergunta sobre a avaliação do presidente, se a população aprova ou desaprova, Bolsonaro tem 26% de aprovação.
Aprovo: 26%
Não aprovo nem desaprovo: 25%
Desaprovo: 45%
Não sei: 4%
A pesquisa EXAME/IDEIA ouviu 1.200 pessoas em todas as regiões do Brasil com idade igual ou superior a 16 anos. As entrevistas foram realizadas por telefone. O grau de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Leia mais sobre: Aprovação / Queda / Destaque 2 / Política