Uma pesquisa realizada pela Exame/Ideia, divulgada nesta sexta-feira (21), aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com favoritismo e 45% das intenções de voto para as eleições de 2022. A porcentagem do atual presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) é de 37%, em um eventual segundo turno na disputa para o Governo Federal.
De acordo com a Exame, a vantagem de Lula foi ampliada desde a última sondagem, realizada no último dia 23 de abril, onde o petista tinha 40% das intenções de votos em um eventual segundo turno com Bolsonaro. Os dados do instituto de pesquisa especializado em opinião pública ouviu 1.200 pessoas entre os dias 19 e 20 de maio.
No geral, o ex-presidente também está à frente. De acordo com a pesquisa, 26% dos entrevistados acreditam que Lula vencerá as próximas eleições. Em seguida está Bolsonaro, com 25% e, em terceiro e quarto, Ciro Gomes e João Dória, com 4% e 3%, respectivamente.
Outro dado que é importante ressaltar, é com relação à avaliação do atual governo. 63% das pessoas que ganham mais de cinco salários mínimos avaliam como ruim ou péssimo. “O grande destaque é que a gente percebe a irritação da classe média com o governo Bolsonaro. Ele perdeu popularidade nas classes A e B, com reflexo nas intenções de voto”, avalia o fundador do Instituto de Pesquisa Ideia, Mauricio Moura.
Com relação à reeleição, 53% afirmaram que Bolsonaro não merece ser reeleito, contra 37% que acreditam que o presidente merece a reeleição. “Com isso, fica sempre a lição quando se trata de intenção de voto: quem está em reeleição segue como protagonista, mas a variável principal para uma queda ou uma retomada de preferência é a popularidade do presidente”, pondera Maurício.
Leia mais sobre: Eleições 2022 / Destaque 2