A pesquisa Grupom/Tribuna do Planalto, em Aparecida de Goiânia, mostra liderança de Iris Rezende na estimulada e de Marconi Perillo (PSDB) na espontânea. Vanderlan Cardoso (PSB) aparece na liderança, sem Iris Rezende na simulação dos nomes apresentados ao eleitor.
(Texto publicado originalmente na Tribuna do Planalto, com texto de Eduardo Sartorato)
Iris lidera e Vanderlan tem vantagem sobre Marconi
A segunda rodada da pesquisa Tribuna do Planalto / Grupom avaliou as intenções de voto para o governo do Estado em Aparecida de Goiânia, segundo maior colégio eleitoral de Goiás. No cenário em que se enfrentam os três principais candidatos de 2010, todos pré-candidatos em 2014, o ex-governador Iris Rezende (PMDB) lidera com tranquilidade. Nos outros dois cenários, em que Iris não participa, o ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso (PSB) está na frente com pequena vantagem sobre os demais. A divulgação da pesquisa é realizada em parceria com a Rádio 730.
No cenário um, Iris Rezende tem 51,5% das intenções de votos. O porcentual é quase o triplo do segundo colocado, Vanderlan Cardoso, que foi apontado como opção por 20% dos aparecidenses. O governador Marconi Perillo aparece na terceira colocação com 17,5% da preferência do eleitorado no município. Do total, 4% dos entrevistados não avaliaram o cenário, enquanto que 7% disseram votar branco ou nulo.
Uma das explicações da liderança folgada de Iris pode ser a lembrança da administração do peemedebista em Goiânia, já que Aparecida é conurbada com a capital. O ex-prefeito deixou a administração goianiense após uma vitória folgada em 2008, no primeiro turno, quando conseguiu quase três quartos dos votos. Em 2010, Iris deixou o comando do Paço Municipal para ser candidato ao governo com uma boa aprovação. Em Aparecida, Iris teve cerca de 43% dos votos para o Palácio das Esmeraldas em 2010, no primeiro turno da disputa.
O cenário número dois da pesquisa Tribuna do Planalto / Grupom, Iris é substituído pelo empresário Júnior do Friboi, pré-candidato do PMDB ao governo do Estado. Com Friboi, Vanderlan Cardoso ganha cerca de 16 pontos porcentuais e passa a liderar a disputa com pouco mais de 36% da preferência do eleitorado. Marconi também cresce e chega quase a 32% das intenções de votos na segunda colocação.
Júnior do Friboi aparece na terceira posição com 15,3% da preferência do eleitor de Aparecida. O porcentual de eleitores que não avaliaram a pesquisa, ou que disseram votar branco ou nulo tem uma oscilação positiva neste cenário. A primeira alternativa teve 6% de respostas, enquanto que a segunda quase chegou a casa dos 11%.
Equilíbrio
O cenário três é o mais equilibrado da disputa. Nele, foi adicionado o nome do prefeito de Anápolis Antônio Gomide, pré-candidato petista, aos nomes que já constavam do segundo cenário. Gomide tira intenções de votos de Vanderlan Cardoso, que ainda lidera, mas com menos fôlego. Já Marconi e Friboi aparecem com aproximadamente o mesmo porcentual do segundo cenário.
Na simulação, Vanderlan está com 32% dos votos contra 31,3% de Marconi Perillo. A vantagem é de apenas 0,7 pontos porcentuais e se torna irrelevante quando é considerada a margem de erro de 4,9 pontos porcentuais para mais ou para menos. O empresário Júnior do Friboi é o terceiro com 15% da preferência dos aparecidenses. Antônio Gomide aparece na quarta colocação com 3,5%.
Vantagem
A expressiva vantagem do ex-governador Iris Rezende também se traduz no cenário geral, onde foram listados todos os principais pré-candidatos ao governo do Estado. O cenário é irreal, pois coloca pré-candidatos de mesmo partido se confrontando diretamente. Contudo, a simulação é válida para mostrar a força de cada candidato diante de um cenário com várias opções de nomes.
Iris aparece em primeiro com 48,3% das intenções de votos. O número do peemedebista é cerca do triplo do segundo colocado, o governador Marconi Perillo, com 16,3% da preferência do eleitorado de Aparecida. Vanderlan Cardoso está em terceiro colocado, bem próximo a Perillo, com quase 15%. O empresário Júnior do Friboi fica na quarta posição, com 6% das indicações dos entrevistados.
No cenário geral também é inserido o nome do deputado federal Ronaldo Caiado (DEM) com 3% das intenções de voto. Antônio Gomide aparece em sexto, com 1,5%. Do total, 4% dos entrevistados preferiram não analisar os nomes, enquanto que 6,3% disseram que votariam branco ou nulo.
Comparação
Fazendo a comparação entre os números colhidos pelo instituto Grupom no cenário um e o resultado do primeiro turno das eleições de 2010, apenas Iris Rezende aumentou a sua vantagem. O ex-governador obteve 43,4% dos votos válidos nas últimas eleições na cidade de Aparecida de Goiânia. Segundo a pesquisa, Iris tem hoje 57,9% das intenções de votos válidos para o governo no município. O voto válido desconsidera os nulos, brancos, abstenções e, no caso da pesquisa, os indecisos. É utilizado pelo TSE para indicar o vencedor.
Em 2010, Marconi Perillo foi o segundo colocado em Aparecida, com 30,6% dos votos válidos. O governador aparece em terceiro na pesquisa, com um porcentual de 19,7%. O ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso foi o terceiro colocado nas últimas eleições com 25,2%. Hoje, ele teria 22,5% dos votos válidos, segundo os números coletados.
Iris e Vanderlan: baixa rejeição
O ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso (PSB) e o ex-governador Iris Rezende (PMDB) são os menos rejeitados entre os pré-candidatos do governo do Estado para as eleições de outubro. Ambos são os únicos a terem rejeições abaixo da casa dos 20% em Aparecida de Goiânia. Apenas cerca de 18% dos entrevistados disseram que não votaria de maneira nenhuma em Vanderlan. Já em relação a Iris, este porcentual é de 13,5%.
O governador Marconi Perillo (PSDB) é o mais rejeitado, segundo os números do instituto Grupom. Cerca de 43% dos entrevistados disseram que não votam no tucano para um novo mandato. O deputado Ronaldo Caiado (DEM) também tem rejeição alta em Aparecida, perto dos 33%.
Na casa dos 20% de rejeição estão o empresário Júnior do Friboi (PMDB) e o prefeito de Anápolis Antônio Gomide (PT). Friboi aparece como terceiro mais rejeitado, com 29,8%, enquanto que Gomide tem um porcentual de 25,3%. Os dois apresentam também um alto índice de desconhecimento (leia mais sobre o conhecimento de cada liderança na página 7). Ou seja, no caso dos dois a rejeição pode ser relacionada ao desconhecimento.
Pouco menos de um quinto dos entrevistados disseram não rejeitar nenhum dos nomes apresentados e que poderiam votar em qualquer um deles. A pesquisa Tribuna do Planalto / Grupom tem margem de erro de 4,9 pontos porcentuais e foi registrada no TRE de acordo com a Lei eleitoral. (E.S.)
LEIA MAIS
Pesquisa Aparecida de Goiânia: Liderança alternada entre Iris Rezende, Vanderlan e Marconi
Eleições 2014: Sucesso ou fracasso dos desconhecidos
Pesquisa Rio Verde – Iris lidera na estimulada; Marconi na espontânea
Ficha técnica
* Pesquisa: Grupom Consultoria Empresarial Ltda. Registros na ABEP (no 32), CONRE (1a Região, no 25) e CRA (no 008)
* Contratante: Rede de Notícia Planalto Ltda.
* Tipo: amostragem
* Entrevistas: 400
* Nível de confiança: 95%
* Margem de erro: 4,9 pontos porcentuais para mais ou para menos
* Data: 28.01 a 07.02.2014
* Registros: Protocolos BR-00014/2014-TSE e GO-00016/2014-TRE de 17.02.2014
* Bairros: CIDADE DE APARECIDA DE GOIÂNIA, ZONA URBANA, BAIRROS:AMERICAN PARK, BAIRRO CARDOSO, BAIRRO ILDA, BAIRRO INDEPENDÊNCIA, BAIRRO NOSSA SENHORA DE LOURDES, BAIRRO NOVA CIDADE, CENTRO DE APARECIDA, CHÁCARA SÃO PEDRO, CIDADE SATELITE SÃO LUIZ, CIDADE VERA CRUZ, CONJUNTO CRUZEIRO DO SUL, CONJUNTO LIBERDADE, CONJUNTO RESIDENCIAL ANA ROSA, CONJUNTO RESIDENCIAL CAMPOS ELÍSIOS, EXPANSUL, INDEPENDÊNCIA MANSÕES, JARDIM ALTO PARAÍSO, JARDIM BELA VISTA, JARDIM BELO HORIZONTE, JARDIM BOA ESPERANÇA, JARDIM BONANZA, JARDIM BURITI SERENO, JARDIM CASA GRANDE, JARDIM DA LUZ, JARDIM DAS CASCATAS, JARDIM DOS BURITIS, JARDIM DOS GIRASSOIS, JARDIM DOS IPÊS, JARDIM HELVÉCIA, JARDIM HIMALAIA, JARDIM MARIA INES, JARDIM MONTSERRAT, JARDIM NOVA ERA, JARDIM NOVA OLINDA 1 e 2 ETAPA, JARDIM OLÍMPICO, JARDIM PROGRESSO, JARDIM REPOUSO, JARDIM RIVIERA, JARDIM TIRADENTES, JARDIM TROPICAL, LOTEAMENTO RES ANDRADE REIS, MANSÕES PARAÍSO, PAPILON PARK, PARQUE FLAMBOYANT, PARQUE IBIRAPUERA, PARQUE REAL DE GOIÂNIA, PARQUE SANTA CECILIA, PARQUE VEIGA JARDIM, PONTAL SUL, RESIDENCIAL BRASICON I, RESIDENCIAL CARAIBAS, RESIDENCIAL POR DO SOL, RESIDENCIAL VILLAGE GARAVELO, SETOR AEROPORTO SUL, SETOR ARAGUAIA, SETOR BELO HORIZONTE, SETOR COLINA AZUL, SETOR COLONIAL SUL, SETOR COMENDADOR WALMOR, SETOR CONDE DOS ARCOS, SETOR GARAVELO, SETOR GARAVELO RESIDENCIAL PARK, SETOR MADRE GERMANA, SETOR MARISTA SUL, SETOR RESIDENCIAL SERRAS DAS BRISAS, SETOR SERRA DOURADA, SETOR SERRA DOURADA II, SETOR SERRA DOURADA III, SETOR TOCANTINS, SÍTIO SANTA LUZIA, VILA ALZIRA, VILA BRASÍLIA, VILA IZAURA, VILA MARIA, VILA MARIANA, VILA OLIVEIRA, VILA ROMANA, VILA SÃO TOMÁS.
Leia mais sobre: Eleições 2014 / Iris Rezende / Marconi Perillo / Notícias do Estado