20 de novembro de 2024
Cidades

Pescados estão cerca de 6,65% mais caros em comparação com o mesmo período de 2015

A procura por pescados é intensificada no período da quaresma e com a proximidade da semana santa. Com isso, de acordo com o Procon Goiás, o número de consumidores à procura por este tipo de produto tende a aumentar, exigindo cuidados tanto com a pesquisa de preços para não pagar caro pelo produto, considerando a média geral, como atentar para a qualidade do pescado.

Técnicos do Procon Goiás visitaram entre os dias 1° e 9 deste mês, 21 estabelecimentos da capital, sendo 11 peixarias e 10 supermercados. Foram verificados os preços de 27 tipos de pescados como camarão, caranha, dourada, pintado, tucunaré, bacalhau e outros.

A pesquisa aponta que em Goiânia, os preços estão, em média, 6,65% mais caros, se comparados com os preços praticados no mesmo período do ano passado. Mas de acordo com o Procon, caso a análise fosse realizada individualmente, alguns produtos tiveram aumento de até 32,02%.

Entre os produtos que apresentaram aumento está o filé de Merluza, que o preço médio passou de R$ 15,67 em 2015 para R$ 20,69 neste ano. O quilo do bacalhau do Porto passou do preço médio de R$ 56,37, para R$ 69,57.

No entanto, alguns tipos de pescado apresentaram redução, e segundo o Procon, esse foi o principal fato para que o aumento na média geral não fosse tão alto. É o caso por exemplo do quilo da Pescada Amarela, que teve queda no preço médio de 9,13%.

O Procon Goiás ainda alerta aos consumidores que é preciso aliar o preço dos produtos com a qualidade do pescado. É necessário verificar a conservação dos peixes, se ele está adequado para o consumo, sinais de umidade próximo ao freezer onde ele está armazenado, caso seja congelado, e para o selo do servido de inspeção.

Clique aqui para acessar a planilha de preços nas peixarias;

Clique aqui para acessar a planilha de preços nos supermercados;

Clique aqui para acessar a planilha de preços geral (ambos segmentos);

Clique aqui para acessar o relatório da pesquisa de preços. 


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