24 de novembro de 2024
Política

Perillo entrega leitos de UTI em Jataí

O governador Marconi Perillo participou hoje, em Jataí, no Sudoeste do Estado, da entrega de dez leitos de UTI adulto, conveniados ao SUS, no Hospital Regional da Providência de Deus – Padre Tiago.

No ato, assinou protocolo de intenção para a implantação do serviço de alta complexidade em oncologia (Unacon) na unidade, decretou a isenção da tarifa de água e desconto na energia elétrica consumida pelo hospital e entregou um caminhão autobomba, no valor de R$ 600 mil, para o Corpo de Bombeiros da região.

O anúncio das medidas ocorre em comemoração ao aniversário de 121 anos de Jataí, a ser celebrado amanhã, dia 31 de maio. O Hospital Padre Tiago é filantrópico, mantido pela Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis da Providência de Deus.

As atividades da unidade tiveram início em junho de 2014. Os leitos custaram R$ 2,7 milhões. Os recursos foram levantados pelos padres franciscanos junto à comunidade e fiéis da região.

Os leitos de UTI adulto poderão receber pacientes de Jataí e dos demais municípios da Regional de Saúde Sudoeste 2, dentro de 30 dias. A Regional Sudoeste 2 abrange as cidades de Aporé, Caiapônia, Chapadão do Céu, Doverlândia, Jataí, Mineiros, Perolândia, Portelândia, Serranópolis e Santa Rita do Araguaia, cuja população é superior a 215 mil habitantes. Na ocasião, Marconi descerrou a placa de inauguração da UTI, chamada Naide Carvalho, em homenagem à ex-primeira-dama do município, presente na solenidade.

Ele pediu, durante a solenidade,  que os representantes do Lar São Francisco emprestem sua competência para a gestão dos hospitais públicos atuais e os que ainda vão ser inaugurados em Goiás.

O representante da associação, Frei Francisco Belotti, por sua vez, disse que a entidade está enviando os papéis para o seu credenciamento como Organização Social (OS) para o Estado. “Esse pedido é muito especial para nós. Vou enviar a documentação”, afirmou.

O prefeito de Jataí, Humberto Machado, parabenizou Marconi pela ação e disse que as parcerias do poder público com entidade beneficentes e privadas é o caminho para garantir a eficiência de serviços públicos.

O secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, disse que os leitos serão importantes para toda região Sudoeste do Estado, assim como a unidade de tratamento oncológico. “Vemos estados fechando as portas de UTI e, aqui, em Goiás, estamos abrindo unidades. Isto nos faz referência”, observou.


Leia mais sobre: Política