Morreu, na noite deste sábado (20), o ex-prefeito de São Miguel do Passa Quatro, Elson Gonçalves de Oliveira. O ex-político, que também era advogado, escritor e intelectual, era pai do jornalista Vassil Oliveira e foi figura influente no cenário social goiano, por sua generosidade e atuação social.
Elson era formado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia, sendo especialista em Direito de Família, com pós-graduação em Direito Processual Civil e Direito Constitucional. Foi o primeiro prefeito de São Miguel do Passa Quatro, interior de Goiás, onde construiu carreira política governando a cidade de 1989 a 1992.

Além da atuação política, Elson era um grande intelectual, foi professor por vários anos e também escritor. Deixou mais de 20 livros publicados, sobre os mais variados temas. Exímio cronista, chegou a ter uma coluna no Jornal Diário de Goiás, veículo no qual o filho, jornalista Vassil, integrou durante anos.
Entre os grandiosos feitos pelos quais será lembrado, um ganhou notoriedade maior, que foi a adoção de uma criança com deficiência e histórico familiar complicado. Elson e sua esposa, Maria Pires de Oliveira, mais conhecida por Dona Cotinha, acolheram em seu lar Walder Emanuel Gonçalves, uma criança fruto da gestação de uma deficiente mental supostamente engravidada pelo pai, que também sofria de transtornos mentais.

Assim que tomaram conhecimento da história, o casal não somente mobilizou os cuidados médicos e assistenciais necessários à gestante, mas se encarregaram de tudo, desde o pré-natal até o nascimento do bebê, que mais tarde foi adotado pela família oficialmente. Elson conta a história em seu livro “Família Feliz”, da R&F Editora, no capítulo “Emanuel: o anjo que desceu do céu”.
Desde o terceiro dia de vida o garotinho apresentou problemas de saúde graves, mas Dr. Elson e Dona Cotinha nunca mediram esforços para cuidar da criança, que contrariando prognósticos médicos, viveu 18 anos, em um lar feliz e amoroso. Em entrevista ao Jornal Opção, em agosto de 2017, o casal, já idoso, descreveu as dificuldades da ação, considerada pesada demais para muitos.
Com Dona Cotinha, Elson teve mais quatro filhos biológicos: o destacado jornalista Vassil de Oliveira, Waber de Oliveira, Vanusa de Oliveira e, o já falecido, Walder Emanuel. O ex-prefeito deixou ainda oito netos e dois bisnetos.

Dr. Elson morreu em Goiânia, onde realizava um tratamento médico. Seu corpo foi levado para Vianópolis onde terá um primeiro velório, e depois seguirá para São Miguel do Passa Quatro, local em que será sepultado.
O velório começou às 8h deste domingo, em Vianópolis, na igreja da Paroquia São José, às 11h haverá celebração. Em seguida o corpo será levado para São Miguel do Passa Quatro, onde também haverá celebração na igreja da Praça que tem o nome de seu pai, Sebastião Gonçalves da Silva.
Às 17h ele será enterrado no cemitério local.
Leia mais sobre: Geral

