Goiás bateu recorde na abertura de novas empresas pelo segundo ano consecutivo. Em todo o ano foram 38.306 novas empresas, marca que ultrapassa em quase 5 mil o número de empresas registradas em 2023, que foi de 33.847. Os dados são da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg).
No início de novembro de 2024, Goiás já havia ultrapassado o número de 2023, mas apenas em dezembro houve o fechamento de relatório que apontou o tamanho exato desse crescimento. Foram consideradas apenas as empresas que não se enquadram no perfil Microempreendedor Individual (MEI).
O presidente da Junta Comercial, Euclides Barbo Siqueira, detalhou o número de novos registros em 2024. “A quebra do recorde já era realidade, uma vez que alcançamos o número de 2023 ainda em novembro. Agora sabemos que são quase 5 mil empresas a mais, de um ano para o outro. É a prova de que nossos esforços para facilitar a vida de quem quer empreender em Goiás têm dado muito certo”, comemorou.
Relatório
Conforme os dados da Juceg, 2.030 novas empresas não MEI foram registradas no estado apenas em dezembro. Atualmente, há 537.494 empresas ativas em Goiás. Se considerados microempreendedores individuais, os CNPJs ativos somam 1.180.509.
Do total de novas empresas abertas no Estado, 30,5% estão sediados em Goiânia e 1.999 possuem capital social superior a R$ 500 mil. Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde e Valparaíso completam o top 5 dos municípios com mais empresas.
As cinco atividades com mais registros em dezembro de 2024 foram serviços combinados de escritório e apoio administrativo; atividade médica ambulatorial restrita a consultas; atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica; preparação de documentos e serviços e serviços especializados de apoio administrativo; e treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial.
Leia mais sobre: Abertura de novas empresas / economia goiana / novas empresas / Economia