Publicidade
Cidades
| Em 2 anos atrás

Pelo menos oito empresas devem participar de leilão para aluguel dos ônibus elétricos

Compartilhar

Após quase um ano de impasses, por conta de interferências do Ministério Público de Goiás (MPGO) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a Metrobus espera realizar na próxima segunda-feira (27/03) às 9 horas o pregão eletrônico que irá definir qual empresa fará a operação com veículos elétricos pelos próximos 16 anos no Eixo Anhanguera e extensões para Goianira, Trindade e Senador Canedo.

De acordo com informações de bastidores apuradas pelo Diário de Goiás, pelo menos oito empresas irão tentar pleitear a exploração do novo Eixão com seus ônibus elétricos são: Estão a JSL, do Grupo Júlio Simões, a Enel X, a WEG, a Eletra, a MarcoPolo as chinesas BYD e Higer Bus,  além de um grupo de investimentos colombiano. A favorita para levar o pleito é um Consórcio montado entre a JSL, Eletra, Marcopolo e WEG.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Com aluguel em torno de R$70 mil, perspectiva é para economia com a chegada dos ônibus elétricos no Eixo Anhanguera

Publicidade

A Enel chegou a pedir impugnação do edital e nos bastidores, atua para impedir que o leilão ocorra. O entendimento do Palácio é que não há como vencer as concorrentes mesmo tendo criado o conceito do serviço.

Publicidade

O secretário-Geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima já havia pontuado com exclusividade ao Diário de Goiás que o número de empresas a tentarem participar do pleito seria baixo. “Não é uma solução que tem dezenas de fornecedores no mundo. Não, são poucos fornecedores. São sete, oito, nove. Esperamos que tenham esses. A expectativa é boa, mas só vamos ter certeza quando abrirmos os envelopes na segunda-feira”, destacou sobre a chegada dos ônibus elétricos.

Sobre o pregão eletrônico, Lima pontuou a expectativa do Governo de Goiás quanto ao processo de licitação. “Na segunda-feira, os interessados apresentarão as suas propostas. O que apresentar melhor valor mensal por ônibus será declarado vencedor do processo. Após isso teremos assinatura do contrato”, explicou.

Publicidade
Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.