22 de dezembro de 2024
Cenário em Aparecida

Pela segunda vez, Glaustin da Fokus faz pesquisa para avaliar se disputará Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Deputado federal afirmou que quer entender o sentimento da população da cidade e analisa onde seu projeto pode se encaixar
Deputado federal Glaustin da Fokus (Podemos), em entrevista. Foto: reprodução/Diário de Goiás
Deputado federal Glaustin da Fokus (Podemos), em entrevista. Foto: reprodução/Diário de Goiás

O deputado federal Glaustin da Fokus (Podemos) disse avaliar a possibilidade de entrar na disputa pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia nas eleições de 2024. Em entrevista concedida durante o lançamento do novo Distrito Agroindustrial Norberto Teixeira (Dianot), nesta sexta-feira (18), o parlamentar contou ter solicitado pesquisas para entender o sentimento da população da cidade e relatou conversas com o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e com o vice-governador Daniel Vilela (MDB), para analisar onde seu projeto pode se encaixar.

“Eu pedi uma pesquisa qualitativa e uma quantitativa em Aparecida para entender um pouco o sentimento da população. O que Aparecida quer com os novos gestores aqui, de prefeito, do Executivo? E está muito claro! A população não está querendo muito político e ‘politiqueiro’ que troca isso por aquilo, não. Aparecida quer um projeto de crescimento para a cidade, um projeto que volte a gerar emprego, que voltem empresários a ter desenho dentro de Aparecida. Então, nós estamos avaliando. Eu pedi um prazo para o nosso grupo, falei com o governador, falei com o próprio Daniel também. E eu quero analisar onde que nós entramos nesse encaixe, nesse perfil”, afirmou.

Glaustin traçou um comparativo entre a gestão de suas empresas e a administração municipal.

“Eu acho que a gente tem que colocar disposição daquilo que a cidade entende que é melhor pra ela. Eu estava contando outrora que nossas empresas, a maior delas está em Aparecida. Nós geramos quase mil empregos em Aparecida. E uma coisa que a gente preza muito é o bem-estar das pessoas que estão conosco, honrar com os compromissos, pagamento em dia. E não tem que ser diferente também de uma gestão. Então, quando eu me coloco à disposição para, pelo menos, participar de um projeto desse, não é porque tem mandato ou não tem mandato. É o propósito que a gente quer fazer para a cidade”, frisou.

O deputado listou, entre os projetos de seu interesse, a atração de empresas de outros Estados brasileiros para que se instalem no município.

Eu quero gerar emprego aqui dentro. Quero ter empresas, buscar em São Paulo, Rio [de Janeiro], Minas [Gerais], trazer para cá e dizer: o Estado de Goiás é muito bom. Porém, nós vamos instalar dentro de Aparecida, assim como foi feito lá atrás, no polo anterior.

Se disputar, Glaustin da Fokus terá páreo duro contra Vilmar Mariano e Professor Alcides

Glaustin da Fokus exerce, atualmente, seu segundo mandato na Câmara dos Deputados. Em 2018, ele foi eleito com 100.437 votos. No ano passado, foi reeleito com 117.981 votos. Porém, vale destacar um ponto: em Aparecida de Goiânia, o parlamentar teve mais votos em 2018 (9.304) do que em 2022 (8.667).

Caso entre, de fato, na disputa pelo comando da Cidade Administrativa Maguito Vilela, o parlamentar terá como adversários já confirmados o também deputado federal Professor Alcides Ribeiro (PL), além do atual prefeito Vilmar Mariano (Patriota). Na eleição passada, os três apoiaram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o que evidencia uma divisão de lá para cá.

No entanto, Professor Alcides já estabeleceu conversas com Bolsonaro para angariar apoio à sua pré-candidatura, anunciada para o dia 29 de outubro em evento no CEL da OAB, em Aparecida de Goiânia. Vilmar, por sua vez, nutre apoio do ex-prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha (Patriota), e de Daniel Vilela. E ambos integram a base do governador Ronaldo Caiado.

Não é a primeira vez que Glaustin encomenda pesquisas para avaliar a possibilidade. Em 2020, foram feitos levantamentos do tipo para avaliar uma possível candidatura, mas o projeto não foi levado adiante após os resultados apresentados.

Uma observação interessante é que, além das conversas com Caiado e Daniel Vilela, Glaustin e Gustavo Mendanha (Patriota) foram vistos conversando próximo a uma retroescavadeira, durante o evento de lançamento do Dianot. O teor do diálogo, porém, é desconhecido.


Leia mais sobre: / / / / Aparecida de Goiânia / Política