A 123Milhas foi a campeã de reclamações no ranking do mês de agosto gerado pelo Procon Web (plataforma de atendimentos virtuais do Procon Goiás), com um total de 263 registros. A empresa teve o pedido de recuperação acatado pela Justiça na semana passada, após cancelar pacotes de viagens da linha promo entre os meses de setembro e dezembro de 2023.
Na plataforma Proconsumidor, que reúne estatísticas de atendimentos presenciais, foram registradas 25 reclamações, gerando um total de 288 demandas.
O Procon Goiás orientou os consumidores afetados pela crise da agência de viagens a ajuizarem ações para requererem, imediatamente, o reembolso do valor pago e se habilitarem para inclusão no processo, uma vez que a empresa deverá seguir uma ordem no plano de pagamentos. As dívidas trabalhistas têm prioridade sobre as demais.
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Outra empresa que também atua no mesmo segmento foi responsável pelo segundo lugar no ranking do Procon Web foi a Hurb. Ela obteve 67 denúncias e reclamações virtuais e alcançou 39 demandas no Proconsumidor (17ª posição). Juntas, elas somaram 394 registros no órgão de defesa do consumidor. A Hurb continua operando no mercado e comercializa pacotes de viagens mesmo com dívidas a pagar.
Mais de 6,5 mil consumidores foram atendidos somente no mês de agosto no Procon Goiás, contabilizando 3281 reclamações, 292 denúncias e 122 dúvidas e 91 cálculos (números do Procon Web) e 2778 denúncias e reclamações do Proconsumidor.
Já na lista das empresas que mais desrespeitaram os direitos dos consumidores do Proconsumidor, o 1º lugar ficou com a concessionária de energia elétrica Equatorial: 125 registros. Na sequência, aparece o setor financeiro, com 99 registros para o Bradesco (2º) e 89 para a Caixa Econômica Federal (3º). Confira os rankings do Procon Web e do Proconsumidor no site do Procon Goiás.
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