23 de dezembro de 2024
Direitos

Por conta da 123Milhas, agências de viagem lideram ranking de reclamações do Procon Goiás

Mais de 6,5 mil consumidores foram atendidos somente no mês de agosto no Procon Goiás
Outra empresa que também atua no mesmo segmento foi responsável pelo segundo lugar no ranking do Procon Web foi a Hurb. (Foto: reprodução)
Outra empresa que também atua no mesmo segmento foi responsável pelo segundo lugar no ranking do Procon Web foi a Hurb. (Foto: reprodução)

A 123Milhas foi a campeã de reclamações no ranking do mês de agosto gerado pelo Procon Web (plataforma de atendimentos virtuais do Procon Goiás), com um total de 263 registros. A empresa teve o pedido de recuperação acatado pela Justiça na semana passada, após cancelar pacotes de viagens da linha promo entre os meses de setembro e dezembro de 2023.

Na plataforma Proconsumidor, que reúne estatísticas de atendimentos presenciais, foram registradas 25 reclamações, gerando um total de 288 demandas.

O Procon Goiás orientou os consumidores afetados pela crise da agência de viagens a ajuizarem ações para requererem, imediatamente, o reembolso do valor pago e se habilitarem para inclusão no processo, uma vez que a empresa deverá seguir uma ordem no plano de pagamentos. As dívidas trabalhistas têm prioridade sobre as demais.

Leia também: Após suspender pacotes, 123Milhas entra com pedido de recuperação judicial

Outra empresa que também atua no mesmo segmento foi responsável pelo segundo lugar no ranking do Procon Web foi a Hurb. Ela obteve 67 denúncias e reclamações virtuais e alcançou 39 demandas no Proconsumidor (17ª posição). Juntas, elas somaram 394 registros no órgão de defesa do consumidor. A Hurb continua operando no mercado e comercializa pacotes de viagens mesmo com dívidas a pagar.

Mais de 6,5 mil consumidores foram atendidos somente no mês de agosto no Procon Goiás, contabilizando 3281 reclamações, 292 denúncias e 122 dúvidas e 91 cálculos (números do Procon Web) e 2778 denúncias e reclamações do Proconsumidor.

Já na lista das empresas que mais desrespeitaram os direitos dos consumidores do Proconsumidor, o 1º lugar ficou com a concessionária de energia elétrica Equatorial: 125 registros. Na sequência, aparece o setor financeiro, com 99 registros para o Bradesco (2º) e 89 para a Caixa Econômica Federal (3º). Confira os rankings do Procon Web e do Proconsumidor no site do Procon Goiás.


Leia mais sobre: Brasil