22 de novembro de 2024
Cidades

Pedido sequestro de bens da Secretaria de Segurança Pública

MP pede sequestro de bens da SSP para que Estado cumpra acordo que prevê construção de presídio militar

O descumprimento, por parte do Estado de Goiás, de termo de ajuste de conduta que previa a construção de um presídio militar em Goiânia levou o Ministério Público de Goiás a propor ação de execução do acordo, assinado em 2011.

A medida pretende que o Judiciário intervenha e obrigue o Estado a cumprir as obrigações assumidas, já que estão todas inadimplentes.

Para assegurar o cumprimento da obrigação o Ministério Público requereu o sequestro de verbas públicas na ordem de R$ 6 milhões, devendo o bloqueio recair em valores destacados para a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás.

A ação de execução de termo de ajuste de conduta foi proposta na última semana pelos promotores Mário Henrique Cardos Caixeta e Giuliano da Silva Lima, do Grupo Especial do Controle Externo da Atividade Policial (GCEAP) do MP-GO.

Na ação, os promotores esclarecem que desde 2006 o Ministério Público solicita a adequação do presídio militar do Estado de Goiás.

Após reiteradas recomendações para a adequação da unidade, que é instalada de forma improvisada no Batalhão Anhanguera, no Setor Marista, em Goiânia, em maio de 2011, o Estado firmou termo de ajuste de conduta com o MP-GO para que fossem sanadas as irregularidades inúmeras vezes apontadas.


Leia mais sobre: Cidades