04 de dezembro de 2025
Infraestrutura • atualizado em 03/11/2025 às 20:12

Pedágios da Rota Verde começam entre janeiro e abril com cobrança automática sem guichês em Goiás

Concessionária Rota Verde investe R$ 50 milhões em melhorias e prepara início da cobrança eletrônica
Rafael Silveira, gestor do contrato da Rota Verde e Othon Almeida, gerente de operações da empresa. Foto: Altair Tavares/Diário de Goiás.
Rafael Silveira, gestor do contrato da Rota Verde e Othon Almeida, gerente de operações da empresa. Foto: Altair Tavares/Diário de Goiás.

A cobrança de pedágios nas rodovias BR-060 (Goiânia–Rio Verde) e BR-452 (Rio Verde–Itumbiara), sob concessão da Rota Verde de Goiás, deve começar entre janeiro e abril de 2026. A grande novidade é que não haverá praças com guichês, e o pagamento será feito de forma totalmente eletrônica, por meio de pórticos automáticos que registram a passagem dos veículos.

“É um caminho sem volta. A evolução tecnológica está realmente trazendo isso para os contratos de concessão, tanto nas rodovias federais quanto estaduais”, destacou Rafael Silveira, gestor do contrato da Rota Verde em entrevista ao editor-chefe do Diário de Goiás, Altair Tavares. Segundo ele, o novo sistema substituirá o modelo tradicional de cabines por câmeras e sensores que identificam a passagem e realizam a cobrança automaticamente.

De acordo com Silveira, quem já utiliza TAGs como o Sem Parar continuará sendo cobrado automaticamente, sem precisar reduzir a velocidade. Já os motoristas que não têm TAG terão a placa do veículo registrada, e o valor ficará disponível para pagamento pelo site ou aplicativo da concessionária, que também permitirá cadastro prévio de veículos e controle das passagens.

“O usuário pode se cadastrar no nosso site, mesmo antes do início da cobrança. Ele receberá notificações sobre cada passagem e poderá pagar da forma que preferir: PIX, cartão de crédito, entre outras opções”, explicou. “Quem tiver TAG terá 5% de desconto na tarifa, e não haverá pagamento com dinheiro ou cartão na rodovia”, completou o gestor.

Atendimento ao usuário já soma mais de 500 ocorrências em poucos dias

A Rota Verde, responsável pela administração das rodovias desde abril de 2025, iniciou oficialmente suas operações de assistência ao usuário no último dia 29 de outubro. Nesse curto período, foram 504 ocorrências atendidas, segundo Othon Almeida, gerente de operações da empresa.

“Tivemos 60% das ocorrências na BR-060 e 40% na BR-452. As principais foram panes mecânicas e elétricas, além da retirada de objetos na pista, como pedaços de pneus”, informou Almeida. “Já estamos com nove bases de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAUs) em funcionamento e um canal 0800 ativo 24 horas: 0800-060-4520”, acrescentou.

Os serviços operacionais incluem socorro mecânico, guincho leve e pesado, inspeção de tráfego, caminhão-pipa para combate a incêndios e caminhão-brigadeiro para retirada de animais. A concessionária também é responsável pela manutenção da iluminação pública nos trechos urbanos das rodovias, como em Goiânia e Guapó.

Investimentos e obras de duplicação avançam

A concessão, com duração de 30 anos, prevê investimentos contínuos em duplicações e melhorias. Na BR-452, por exemplo, 31 km serão duplicados e 100 km receberão faixa adicional, obras que devem ser concluídas até o terceiro ano de contrato.

Desde o início da concessão, a empresa afirma já ter investido cerca de R$ 50 milhões em ações emergenciais, como recuperação de pavimento, drenagem e limpeza de bueiros para reduzir o risco de aquaplanagem. “Nos primeiros 100 dias, foram 115 mil metros quadrados de intervenções estruturantes. O usuário, às vezes, nem percebe que essas melhorias já são resultado da concessão, mas são”, enfatizou Silveira.

A tarifa ainda não foi oficialmente definida, mas a estimativa é que o custo fique em torno de R$ 0,10 por quilômetro em pistas simples e R$ 0,13 nas duplicadas. Ao todo, serão sete pontos de cobrança eletrônica: quatro entre Goiânia e Rio Verde (BR-060) e três entre Rio Verde e Itumbiara (BR-452).

“O objetivo é oferecer mais fluidez e segurança, sem filas e sem necessidade de parada. Queremos modernizar a experiência do usuário e garantir mais agilidade no atendimento”, concluiu Silveira.


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