Agentes da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais (DERCR) da Polícia Civil de Goiás (PC-GO) prenderam nesta terça-feira (3), em Itumbiara, uma pessoa envolvida no furto de equipamentos agrícolas de alta tecnologia, com prejuízo estimado superior a R$ 1 milhão à vítima, na zona rural de Buriti Alegre.
A prisão ocorreu dentro da Operação Sinapse Rural, que cumpriu mandados judiciais relacionados ao furto qualificado dos equipamentos agrícolas de alto valor. A operação foi deflagrada após investigação detalhada que apura a atuação de associação criminosa especializada na subtração desse sofisticado tipo de maquinário.
Leia também: Polícia Civil prende seis pessoas envolvidas em extorsão que levou vítima ao suicídio em Goiânia
Além do mandado de prisão preventiva, foram cumpridos também dois mandados de busca e apreensão domiciliar e apreendido um veículo de luxo, avaliado em R$ 400 mil. Os mandados foram expedidos pela Vara Criminal de Buriti Alegre.
Também foram apreendidas durante a operação 10 munições intactas de calibre .380, acondicionadas em cartela lacrada e ocultadas no interior da residência de um dos investigados.
O crime
O furto qualificado ocorreu na noite de 12 de fevereiro de 2025, em propriedade rural localizada a cerca de três quilômetros da cidade de Buriti Alegre. Segundo a PC-GO, foram subtraídos equipamentos acoplados a colheitadeiras, tais como antenas GPS, monitores de precisão e ferramentas técnicas, causando prejuízo direto à produção, escoamento da safra e sustento de trabalhadores da fazenda”.
“As investigações indicam que os autores do crime possuem conhecimento técnico em mecânica agrícola, dada a complexidade na remoção dos dispositivos subtraídos”, apuraram os agentes.
Segundo a PC-GO, a prisão de um dos principais investigados, a apreensão das munições ilegais, de dois aparelhos celulares, bem como a localização e apreensão do veículo vinculado à ação criminosa, representam avanços significativos no esclarecimento dos fatos. O inquérito segue com a análise do material apreendido, a ampliação das diligências investigativas e a adoção de novas medidas visando a identificação de demais partícipes, receptadores e possíveis conexões interestaduais.
Leia mais sobre: Buriti Alegre / Itumbiara / PC-GO / Cidades / Geral

