23 de dezembro de 2024
Brasil • atualizado em 09/12/2020 às 16:36

Pazuello volta atrás e diz que Brasil poderá ter vacinação ainda em dezembro

Ontem, Pazuello havia informado que vacinas começariam em fevereiro
Ontem, Pazuello havia informado que vacinas começariam em fevereiro

Se a farmacêutica Pfizer conseguir autorização junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a vacinação no Brasil deverá ocorrer ainda em dezembro ou no começo de janeiro de 2021. A informação é do próprio ministro da Saúde, Eduardo Pazuello em entrevista à CNN.

“Se a Pfizer conseguir a autorização emergencial e nos adiantar alguma entrega, isso [o início da vacinação] pode acontecer no final de dezembro ou em janeiro”, afirmou. “Isso em quantidades pequenas, de uso emergencial”. 

Ele pontuou no entanto que há vários ‘se’s’ em torno da questão. “O uso emergencial pode acontecer agora em dezembro, por exemplo? Em hipótese, se nós tivéssemos as doses recebidas, se nós fecharmos o contrato com a Pfizer. O ‘se’ é por que existe e o contrato está sendo fechado e, desculpe o gerúndio, se a Pfizer conseguir autorização emergencial e a Pfizer nos adiantar alguma entrega.”

Na entrevista, Pazuello não descartou que isso acontecesse com outras vacinas em produção como o caso da AstraZeneca/Oxford ou do Instituto Butantan. No entanto, esse prazo valeria apenas no caso de uma autorização emergencial.

A declaração de Pazuello é uma novidade e muda o tom do próprio ministro que ontem havia dito que ela começaria em fevereiro.


Leia mais sobre: / Brasil / Destaque 2