O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse nesta quinta-feira (14), em reunião com prefeitos, que a vacinação contra a covid-19 poderá ter início na próxima quarta-feira (20).
O anúncio foi feito pelo prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), via rede social. “De acordo com ministro Pazuello, próxima segunda chegam as 2 milhões de doses da Astrazeneca para estados. Há também as 6 milhões da Coronavac. Anvisa liberando domingo, distribuem na terça para iniciar na quarta, dia 20. Ou seja: 8 milhões de doses para janeiro”, escreveu.
O Ministério da Saúde não confirmou a informação do prefeito. Cerca de 130 prefeitos, a maioria virtualmente, participaram da reunião.
Loureiro disse também que a data depende de aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para os imunizantes da AstraZeneca/Oxford e CoronaVac. A reguladora deve emitir um parecer no domingo (17).
Em caso de aval para uso emergencial, outra barreira a ser superada é a logística. Um voo que iria do Brasil à Índia buscar 2 milhões de doses da vacina de Oxford foi adiado para sexta-feira (15).
Leia mais sobre: vacina coronavírus / Vacina Covid-19 / Vacinacao Covid 19 / Cidades / Destaque