O chefe do executivo em Goiânia, Paulo Garcia, esteve entre os 635 prefeitos petistas, recém-eleitos em 2012, que participaram em Brasília, Distrito Federal, de reunião promovida pelo Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT).
O papel e a organização dos gestores à frente de administrações municipais com foco na situação política do País foram as pautas do encontro ocorrido nesta segunda-feria, dia 28, na Capital Federal.
O evento antecedeu o 2º Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas – Municípios Fortes, Brasil Sustentável, que acontece na cidade até a próxima quarta-feira, dia 30, do qual Paulo Garcia também participa.
Para o prefeito de Goiânia, o encontro organizado pelo Diretório Nacional é importante para definição de diretrizes partidárias dos gestores que estão à frente das administrações municipais.
“É um encontro para que nós possamos discutir sobre nossos compromissos programáticos e como devemos nos inserir em um embate político, na disputa da tese da inversão de prioridades, buscando valorizar o social, a partilha, a promoção da justiça social em um ambiente mais fraterno e saudável”, afirma Paulo Garcia.
A política inclusiva conquistada por meio da inversão de prioridades foi também o ponto chave do discurso da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, durante reunião no Diretório.
“Estava absolutamente errado aquele dogma de que o bolo tinha que crescer e depois a gente iria distribuir.Nós invertemos a lógica com as políticas adotadas – de inclusão social, valorização do salário mínimo, de criação de emprego. Uma gama de ações que deixou comprovado que a distribuição e a inclusão social é a sustentação do nosso crescimento”, destaca a ministra.
Além de promover o encontro entre prefeitos petistas para fortalecer a atuação municipalista, o evento tratou ainda de articular a efetiva participação dos administradores na reunião promovida pelo governo Dilma – que se inicia nesta segunda – e detalhar a preparação para o Encontro Nacional com todos os prefeitos/as e vice-prefeitos/as, que ocorre desde a tarde desta segunda-feira, 28, no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados.
Entre os participantes e componentes da mesa diretiva, estavam o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho; o deputado federal, Arlindo Chinaglia; o deputado federal, José Guimarães – líder da bancada do partido na Câmara; o presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, João Coser, e o presidente da Associação Brasileira de Municípios, Eduardo Tadeu.
Leia mais sobre: Política