O prefeito Paulo Garcia recebeu, nesta terça-feira (16), um plano de implementação de uma política municipal em Goiânia de Bem-estar Animal. O objetivo é contemplar aspectos ambientais e de saúde pública. A proposta, discutida e entregue pelo Grupo de Trabalho de Bem-Estar Animal, foi coordenada pelo promotor Juliano de Barros Araújo, da 15ª Promotoria de Justiça da capital.
Em agosto, foi apresentado por Juliano a preocupação sobre a falta de políticas públicas do Município para o bem-estar animal ao prefeito, e Paulo Garcia prometeu analisar o plano.
O projeto visa a criação de uma Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal na estrutura organizacional da Amma, já que o município possui uma área especializada apenas em fauna silvestre.
Além disso, o Grupo de Trabalho pede a criação de um Conselho Consultivo Municipal de Bem-Estar Animal para garantir a participação e colaboração da população. No plano também constam os principais objetivos e prazos sugeridos.
O Grupo de Trabalho é formado por integrantes do Ministério Público de Goiás, da Secretaria Municipal de Saúde, de Assistência Social, Agência Municipal do Meio Ambiente, Conselho Regional de Medicina Veterinária, Associaçõa Biodefesa, Aspaan, Arpa e Escolas de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Faculdades Objetivo.
Acompanhando a apresentação, o secretário municipal de Saúde, Fernando Machado, ressaltou que o plano é “muito bem-vindo” e que discutirá o projeto com o presidente da Amma, Pedro Wilson.
Leia mais sobre: Cidades