O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), realizou nesta quinta-feira (29), uma visitoria em quatro pontos de obras do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama) que estão em andamento.
Na semana passada, também em visita ao canteiro de obras, Paulo Garcia se disse satisfeito com o andamento dos trabalhos. Segundo ele, as obras estão em ritmo acelerado e as obras devem ser concluídas no prazo previsto.
A equipe do Diário de Goiás acompanhou a visita. (Clique aqui)
{youtube}/YKIytBMYag0{/youtube}
A primeira etapa da obra, iniciada em setembro do ano passado, segue da Avenida Hélio França, no Setor Faiçalville, até o Parque Bernardo Élis, na Avenida Milão, no Jardim Europa. Um percurso total de 4,4 quilômetros do Parque Linear, além da execução de todo o conjunto de obras do Parque Ambiental Macambira (PAM).
A execução das obras é de responsabilidade do Consórcio Construtor Puama, formado pelas empresas Elmo Engenharia, Gae Construtora e Comércio, e Sobrado Construtor, vencedor do último processo licitatório realizado no ano passado.
De acordo com a prefeitura, o Parque Linear foi divido em 11 trechos estratégicos de construção, denominados Setores, para melhor condução dos trabalhos. Na primeira fas, as intervenções devem abranger os setores 1 (Jardim Atlântico, Jardim Vila Boa, Loteamento Faiçalville, Residencial Privê Atlântico e Vila Rosa) e 3 (Loteamento Celina Park, Residencial Granville, Setor Novo Horizonte e Vilage Veneza) e parciais no setor 2 (Conjunto Cachoeira Dourada e Residenciais Aquários I e II).
Ainda serão realizadas intervenções que visam a melhoria da mobilidade urbana ao longo do Córrego Macambira, passando pelas Avenidas Joaquim Pedro Dias, Avenida Egirineu Teixeira e Avenida Trieste. Segundo a prefeitura, o serviço inclui construção civil, paisagismo, arquitetura, urbanização, pavimentação, micro e macrodrenagem, bueiros, recuperação de fundos de vale e canais, correção de erosões e revegetação de Áreas de Preservação Permanente (APPs).
Puama
O Programa urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama) é uma iniciativa da Prefeitura de Goiânia, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que prevê a criação do Parque Linear Macambira Anicuns, estimado em 24 quilômetros de extensão. O projeto, no Setor Faiçalville, é de um dos maiores parques da América Latina, com área planejada de 25,5 hectares.
De acordo com a prefeitura, o objetivo do programa é contribuir na solução de problemas ambientais, urbanísticos e sociais que afetam a cidade de Goiânia, resultante da ocupação desordenada do espaço urbano e estimular a participação dos cidadãos no processo de construção de um desenvolvimento sustentável da cidade. Estima-se que cerca de 350 mil pessoas sejam beneficiadas diretamente com o Programa por meio das intervenções de infraestrutura urbana e social nos 131 bairros localizados em sua área de abrangência.
Leia mais
Paulo Garcia afirma que entregará 25% do Macambira Anicuns até fim do mandato
Leia mais sobre: Cidades