O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT) vistoriou nesta terça-feira (21) as obras de reestruturação do Terminal Recanto do Bosque, ponto inicial do corredor BRT- Norte Sul. De acordo com o a administração municipal, a expectativa é de que o trecho entre o terminal e a Praça do Trabalhador fique pronto até dezembro.
“Nosso desejo é entregar a parte norte do BRT. As obras estão adiantadas. Espero que até dezembro possamos ver ônibus novos circulando até a Praça do Trabalhador que vai ser um grande avanço para a população da região noroeste que vai poder ir direto para o centro da cidade, com ônibus expressos mais rápidos, a velocidade média deve passar para 14 km/h, e passará para mais de 25 km/h. Isso modificará a vida das pessoas, que terão tempo para sair mais tarde e voltar mais cedo para casa”, afirmou o prefeito de Goiânia.
Em relação ao Terminal do Recanto do Bosque, com a ampliação o espaço passará a ter 13 mil metros quadrados, mais que o dobro do atual. De 20 mil o novo local passará a atender 40 mil usuários. Assim que parte do novo terminal for construída, a estrutura que hoje existe será demolida.
A operação do BRT será com ônibus articulados, que permitirão um avanço na velocidade de circulação do transporte coletivo, que atualmente De acordo com o coordenador do BRT- Norte Sul, Ubirajara Abud, estão sendo resolvidas pendências relativas a desapropriação em alguns pontos do corredor. A intenção é de acelerar estes processos para evitar que seja um emperramento para a execução do projeto.
Ubirajara Abud explicou que o ponto final nesta primeira parte do BRT Norte Sul será um pouco abaixo da Praça do Trabalhador, em frente à Rodoviária de Goiânia. Uma grande plataforma adaptada para veículos articulados e convencionais será construída. Para isto, há a necessidade da liberação de uma pequena parte da área externa do terminal rodoviário.
Segundo o prefeito Paulo Garcia, houve garantia do governo federal de que não haverá interrupção de repasse de recursos para conclusão da obra.
Quando ficar totalmente concluído, o BRT deverá atender 143 bairros da Capital e também de Aparecida de Goiânia. A previsão é de atender cerca de 500 mil moradores, sendo aproximadamente 120 mil usuários por dia. O BRT Norte-Sul está orçado em R$ 340 milhões, está sendo realizado com recursos do Governo Federal, pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – Mobilidade Grandes Cidades.
Leia mais sobre: Cidades