21 de dezembro de 2024
Entrevista • atualizado em 05/10/2022 às 08:11

Pastor Quirino reforça base do governador na Alego e promete mandato com foco no idoso e esporte

Eleito pelo Republicanos com base eleitoral no entorno de Brasília, Pastor Quirino promete compor base do governador Ronaldo Caiado (União Brasil-GO)
Pastor Quirino em campanha (Foto: Divulgação)
Pastor Quirino em campanha (Foto: Divulgação)

Eleito deputado estadual com 31.599 votos, o pastor Ricardo Quirino (Republicanos) promete ajudar a gestão administrativa tocada pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) em sua base fomentando projetos sociais ligados aos direitos dos idosos e também ao esporte. Em entrevista concedida ao Diário de Goiás, o parlamentar garante fazer um mandato propositivo ao lado do democrata.

Quirino que mora em Valparaíso de Goiás e possui base eleitoral no entorno de Brasília e entre fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus, Quirino já tem bagagem no legislativo. Foi deputado federal pelo Distrito Federal por dois mandatos, entre 2006 e 2014. Também foi Secretário do Idoso, na gestão do governador Agnelo Queiroz (PT) entre 2011 e 2014, também no Distrito Federal.

Para ele, as experiências acumuladas permitem que faça um bom mandato ao longo dos próximos quatro anos na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. “Como secretário a gente acaba tendo uma visão ampla e a gente vê onde estão as pendências e as dificuldades que a pessoa idosa enfrenta. Por exemplo, reestruturação dos conselhos do idoso para que os direitos sejam fiscalizados. Trabalhar junto com municípios para abrir Conselhos para pessoas idosas. Existem muitos municípios que não tem”, destaca.

O foco então será em ampliar direitos e dar voz às pessoas acima dos 60 anos. “Trabalho, cultura, lazer, participação em tudo que a gente vê, na saúde. O primeiro passo é fazer uma revisão e começar a trabalhar e mostrar esse viés que eu tenho em relação a política para as pessoas acima dos 60 anos”, pontua.

Quirino quer criar mecanismos que incentivem empresas privadas a contratar idosos, se assim desejarem. “Fazer com que uma pessoa idosa seja reconhecida como cidadã com direitos e que de maneira alguma possa sofrer qualquer tipo de discriminação que impeça que ela participe do processo”, destaca.

O deputado estadual eleito, pretende mirar diversos aspectos do mandato que possam afetar o direito do idoso. “Criar e financiar programas auxiliando com nossas emendas que visem melhorar e dar mais qualidade de vida as pessoas idosas, que envolve mobilidade, infraestrutura, segurança. Tudo isso dá para trabalhar de uma maneira macro para ir além daquele perfil de achar que é apenas um benefício”.

Foco em esporte

Atuante da prática esportiva desde os quatro anos, Quirino também ressalta que mesmo sem mandato, já tem trabalho em projetos voltados para o segmento. “A gente vem trabalhando muito com incentivo ao esporte. É uma área que mesmo sem mandato eu sempre estive próximo, ajudando e trabalhando. É uma pauta tão importante quanto a do idoso”, avalia.

Para ele, o Brasil já tem essa predisposição para as práticas desde o berço e que pode ser convertido em emprego e renda. “É um sonho para criança praticar algum esporte, mas gera emprego e renda”, destaca. “Quando a gente fala esporte, no imaginário popular vai logo pra questão de quadra e jogo. Não é isso. Esporte envolve toda uma gama de profissionais, disciplina e ordem. O esporte vai ser uma área que vamos atuar diretamente e ampliaremos para ajudar o governo nessa área”, destaca.

Base de apoio ao governador

Quirino também pretende fazer uma campanha caminhando ao lado do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), de modo que não fará oposição a atual gestão, apesar do partido oficialmente ter caminhado com Gustavo Mendanha (Patriota) nas eleições em 2022. “Ele [Mendanha] é uma pessoa que merece todo carinho e respeito, gosto muito do Gustavo. Mas existe um governador reeleito em Goiás e o governador Ronaldo Caiado merece agora todo o nosso apoio para fazer esse segundo mandato”, pontua.

“Eu como deputado, se quero estabelecer meus projetos e programas que estão ligados às minhas bandeiras, eu preciso estar aliado ao governador. De maneira alguma vou fazer oposição ao governador Ronaldo Caiado porque a gente precisa trabalhar para que Goiás e o povo goiano que acreditou em mim e deu os mais de 31 mil votos seja representado por alguém que ajude a governar”, complementa.


Leia mais sobre: / Política